Estudantes da PUC-SP conquistam 1º e 2º lugares na 29ª Convecon 2025
Trabalhos desenvolvidos no Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da Universidade se...
Além da exibição do filme Manas (2024) a sessão ainda será palco para o lançamento da Revista Nosotras
O Cineclube Arlindo Machado (CAM) apresenta uma noite dedicada às experiências femininas e ao cinema feito por mulheres A programação reúne o lançamento da Revista Nosotras, publicação do grupo de pesquisa Mulher e Mídia da PUC-SP, seguido pela exibição do premiado filme "Manas" (2024), de Mariana Brennand. Após a sessão, a diretora e a pesquisadora Paula Jacob participarão de um debate sobre cinema, gênero e representação.
O CAM é organizado por alunos e professores do curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP.

SOBRE O FILME
"Manas" marca a estreia de Mariana Brennand na ficção, após uma década de pesquisa sobre o abuso sexual de meninas e adolescentes na Amazônia. O filme acompanha Marcielle, uma menina de 13 anos que vive na Ilha do Marajó, no coração da floresta amazônica. Ao perceber que o futuro não oferece muitas opções para ela em sua comunidade ribeirinha, Marcielle decide confrontar a violenta estrutura que governa sua família e as mulheres ao seu redor.
Rodado inteiramente na região amazônica, o filme se destaca pela delicadeza e respeito com que aborda um tema brutal. Como observa o crítico José Geraldo Couto, do IMS, "tudo é narrado de modo muito sutil e lacônico, mas aos poucos se desenha um quadro social e moral tão claro quanto terrível". A direção opta por nunca mostrar a violência de forma explícita, tornando a narrativa ainda mais poderosa ao revelar o que permanece não-dito, o silêncio que perpetua ciclos de abuso.
SOBRE A REVISTA NOSOTRAS
A Revista Nosotras pertence ao grupo de pesquisa Mulher e Mídia da PUC-SP, um coletivo formado por professoras, funcionárias, alunas e ex-alunas do curso de Jornalismo que traz estudos de gênero através de múltiplas formas de expressão: arte, crítica, poesia, imagem e texto. A revista é feita por mulheres de diferentes idades, sexualidades, cores e experiências. Nosotras.
DEBATE
Mariana Brennand é diretora, produtora e roteirista brasileira, atuando entre Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Formada em Cinema pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara (UCSB), fundou a produtora Inquietude em 2007 com o objetivo de preservar e promover valores culturais brasileiros através de produções audiovisuais. "Manas", seu primeiro longa de ficção, é fruto de uma década de pesquisa sobre abuso sexual de crianças e adolescentes na região amazônica. O filme foi vencedor do GDA Director's Award em Veneza (2024), tornando Mariana a primeira diretora brasileira a conquistar o prêmio principal da Giornate degli Autori. Em 2025, foi agraciada com o Women in Motion Emerging Talent Award pela Kering e pelo Festival de Cannes, recebendo uma bolsa de €50.000 para desenvolver seu segundo longa-metragem.
Paula Jacob é jornalista, professora e pesquisadora de cinema e literatura pelo viés da psicanálise e da semiótica. É formada em Jornalismo pela ESPM-SP, especializada em Semiótica Psicanalítica e mestranda em Comunicação e Semiótica, ambos pela PUC-SP. É editora contribuinte na revista Vogue e ministra cursos sobre estética no cinema, escrita e literatura contemporânea desde 2019. Já trabalhou nas redações da Harper's Bazaar, Casa Vogue, Glamour e Claudia.
SERVIÇO:
Local: Auditório 100A - PUC-SP
Data: 03 de novembro de 2025 (segunda-feira)
18h - Lançamento da Revista Nosotras
19h - Exibição do filme Manas (2024)
21H - Debate com Mariana Brennand e Paula Jacob
Classificação: 16 anos
Website: https://www.pucsp.br/cineclube-arlindo-machado
Entrada gratuita