Consun aprova títulos de Professor Emérito e Doutor Honoris Causa
Honraria será entregue aos docentes Alexandre Luzzi Las Casas e Pe. José Oscar Beozzo,...
Conselho Universitário destacou a importância do professor de Direito Constitucional em seu centenário, comemorado neste dia 30/4
Em seu centenário comemorado neste dia 30/4, o jurista José Afonso da Silva recebeu uma moção honrosa de reconhecimento do Conselho Universitário da PUC-SP (Consun). Leia a seguir a manifestação:
O Egrégio Conselho Universitário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, reunido em sessão ordinária de 30 de abril de 2025, aprovou, por unanimidade, a Moção Honrosa de Reconhecimento e respeito ao grande jurista Prof. José Afonso da Silva, que completa nessa quarta-feira, 30/04/2025, 100 anos de idade. O Prof. José Afonso da Silva é considerado um dos maiores constitucionalistas do Brasil e, provavelmente, o maior professor de Direito Constitucional do país - sempre citado em dissertações de Mestrado e teses de Doutorado de qualquer Universidade. Um democrata heroico, sua trajetória se confunde com a luta pela democratização do Brasil, compartilhando, nessa pauta, inúmeros pontos em comum com a PUC-SP. Além de sua prática como educador, o Prof. José Afonso foi Secretário de Segurança Pública no governo Mário Covas, tendo implementado medidas de Direitos Humanos e de Defesa da Cidadania, além de ter colaborado enormemente com a elaboração de grande parte da Constituição de 1988, a Constituição Cidadã. O centenário do professor, constitucionalista e grande cidadão José Afonso da Silva é, portanto, um momento de celebração para a PUC-SP.
Conselho Universitário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (CONSUN)
Crédito da foto: Márcia Kalume / Agência Senado