Fernando de Almeida de Santos recebe a medalha Frederico Herrmann Júnior
Honraria é concedida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (...
Atividade é organizada pelo Observatório das Metrópoles
O contexto de eleições municipais tem estimulado o debate dos problemas urbanos contemporâneos da Região Metropolitana de São Paulo. Para trazer o olhar de pesquisadores especialistas em estudos urbanos, o Núcleo São Paulo do Observatório das Metrópoles realiza o “Fórum Observatório das Metrópoles nas Eleições: Outro Futuro é possível”, em 19 e 20 de setembro, em São Paulo. A entrada é gratuita, e o evento é aberto ao público.
Para o primeiro dia, o fórum convida Nabil Bonduki, candidato a vereador da Câmara Municipal de São Paulo; Sérgio Ribeiro, candidato a prefeito de Carapicuíba, Teresinha Pedroso, candidata a prefeita de Santa Isabel e Reinaldo Franco, candidato a prefeito de Embu Guaçu, para debater sobre os desafios e propostas para a capital e a Região Metropolitana de São Paulo.
Os debatedores serão Vera Chaia, professora da Faculdade de Ciências Sociais e do PPG em Ciências Sociais da PUC-SP, e Rosemary Segurado, professora e vice-coordenadora do PPG em Ciências Sociais da PUC-SP, pesquisadoras do OM e Rodrigo Iacovini, diretor executivo do Instituto Pólis, Coordenador da Escola da Cidadania, Conselheiro nacional das cidades no Ministério das Cidades. A mediação será feita por Lúcia Bógus, coordenadora do Núcleo São Paulo do INCT-Observatório das Metrópoles, professora da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciências Sociais da PUC-SP. O debate terá a participação com perguntas de pesquisadores do LabCidades - FAU/USP, LabJUTA - UFABC, Rede Mobilidade Periferias da UNIFESP e do núcleo Urbanismo Contemporâneo: Redes, Sistemas e Processos - FAU/MACK farão perguntas sobre mobilidade, moradia e transição ecológica, entre outras.
Também no primeiro dia será lançado o Caderno de Propostas, que compila a versão estendida de artigos de incidência política publicados na imprensa entre janeiro e setembro de 2024. Ele responde a um dos principais objetivos do INCT Observatório das Metrópoles neste ano: colocar os conhecimentos produzidos a serviço da sociedade, por meio da divulgação, em meios de comunicação virtual e impressa, discutindo questões urbanas e propondo formas de intervenção. Eles são divididos em oito eixos analíticos: segregação, ilegalismos, moradia, mobilidade urbana, grandes projetos urbanos, transição ecológica e participação.
Esses oito temas, que problematizam as diferentes facetas das regiões metropolitanas nacionais, serão também o guia do segundo dia de evento (20 de setembro), das 9h às 18h30, no auditório 333 da PUC-SP (R. Ministro Godói, 969, 3º andar). Serão cinco mesas-redondas distribuídas ao longo da manhã e da tarde, com pesquisadores e debatedores abordando temas essenciais na política urbana.
Clique aqui e veja a programação completa.