Escritório Modelo retoma alguns atendimentos presenciais

Atividades ocorrem mediante agendamento e em formato de plantão

por Redação | 18/08/2021

Após 15 meses de suspensão durante o período pandêmico, o Escritório Modelo "Dom Paulo Evaristo Arns" retomou, em 10/8, o atendimento presencial, mediante agendamento e em formato de plantão, às terças e quintas-feiras, das 13 às 16h, dos usuários do serviço do contencioso individual. O atendimento segue todos os procedimentos de sanitários necessários, sendo que a Reitoria e a Fundasp disponibilizaram orientações, EPI's e adequação do ambiente para tanto. Os agendamentos podem ser marcados pelo e-mail escmodeloatende@pucsp.br e whatsapp institucional: 11 99249-5356.

O primeiro dia de atendimento contou com a participação (foto) da coordenadora responsável pela área do contencioso profa. Carolina Magnani, da supervisora jurídica do contencioso Mariana Stuart, da responsável administrativa do EM, Claudia Mioto, da advogada Ieda Souza e da estagiária e aluna do quinto semestre de Direito, Carolina Toledo, todas liberadas pela área médica do DRH da Fundasp.

Durante a suspensão das atividades presenciais, o EM migrou todos os atendimentos, com o apoio da DTI, para meios remotos, principalmente via teams, mas para aqueles usuários mais vulneráveis e com extrema dificuldade de acessar o link para o vídeo atendimento, também ofertamos outros meios como whatsapp institucional e contato telefônico.

Segundo a equipe, o atendimento remoto se demonstrou eficaz para a situação de excecionalidade, na medida em que a média mensal ficou em torno de 305 atendimentos jurídicos novos e 180 de retornos mensais, somando por volta de 180 psicossociais, recebimento de mil mensagens de whatsapp institucionais e mesmo número de e-mails respondidos, além de 35 audiências judiciais online. Atualmente, a área do contencioso individual conta com 9.500 processos em andamento decorrentes dos encaminhamentos do Termo de Parceria com a Defensoria Pública.

No entanto, avalia a equipe, "o atendimento presencial se demonstra mais produtivo e humanizado para tratar os casos de família, violência doméstica e outros que envolvem inclusive a possibilidade de perda da moradia, além de possibilitarmos o acesso à Justiça das pessoas de extrema vulnerabilidade que não tem acesso aos meios remotos de comunicação".

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