Estudantes da PUC-SP conquistam 1º e 2º lugares na 29ª Convecon 2025

Trabalhos desenvolvidos no Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da Universidade se destacam entre mais de 1.700 produções técnicas apresentadas no maior evento contábil do Estado

por Cláudio Oliveira | 29/10/2025

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) celebrou a conquista de dois estudantes do Mestrado Profissional em Ciências Contábeis que alcançaram os primeiros lugares na 29ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon 2025), o maior evento contábil paulista. Entre mais de 1.700 trabalhos técnicos submetidos, os dois premiados representaram a Universidade com êxito.

O primeiro lugar foi conquistado por Alvaro Bueno Ferreira, orientado pelo Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos, com o trabalho “Proposta de Aprimoramento Normativo de Amostragem em Auditoria: uma abordagem por meio da Contabilometria”. A pesquisa propõe aprimoramentos normativos capazes de transformar diretrizes subjetivas em parâmetros técnicos de cálculo, oferecendo uma aplicação prática dos procedimentos de auditoria previstos na NBC TA 530 (norma de Amostragem em Auditoria). O estudo busca ainda sistematizar e padronizar processos, contribuindo para maior precisão e eficiência nas auditorias.

Para Alvaro, a conquista representa um marco importante em sua trajetória profissional e acadêmica. “Foram mais de 1.700 trabalhos enviados, produzidos por contadores graduados, mestres e doutores. Foi um concurso de altíssimo nível. Sinto-me muito honrado e agraciado. Ganhar esse prêmio abriu portas em várias áreas, inclusive em projetos com professores de outras instituições. Em termos profissionais, ainda estou colhendo benefícios e me sinto recompensado pelo trabalho técnico que desenvolvi. Toda a minha carreira foi pautada na PUC-SP, instituição na qual me graduei, realizei uma segunda graduação e, agora, curso o mestrado”, afirmou.

O segundo lugar ficou com Hugo Alves Sampaio, orientado pelo Prof. Dr. José Carlos Marion, com o estudo “IFRS 18 / CPC 51 – Apresentação e divulgação das demonstrações contábeis”. A pesquisa analisa os impactos da adoção do novo padrão internacional IFRS 18 (Apresentação e Divulgação nas Demonstrações Financeiras), que substituirá o IAS1/CPC26, tendo como base um estudo de caso da Ambev S.A. O trabalho destaca as implicações das mudanças normativas para a transparência e a comparabilidade das demonstrações contábeis.

Segundo Hugo, o reconhecimento reforça a importância da atualização constante na área contábil: “Só de participar entre os 6 melhores, já estava feliz, ser premiado foi uma confirmação da minha satisfação e orgulho de ser contador e, além disso, de como profissionais com visão ampla, podem provar que são muito mais do que pessoas que registram fatos contábeis, pois estão antenados no futuro e que ajudam na construção de modelos de negócios consistentes e sustentáveis, tanto do ponto de vista gerencial como fiscal e contábil! Agradeço a PUC-SP, que me rodeou de pessoas inspiradoras que me incentivaram a evoluir com meus estudos, ao meu orientador e grande mestre José Carlos Marion e aos meus amigos e colegas” reconhece o estudante.

Os dois trabalhos se destacaram pela abordagem prática e pela relevância dos temas para o debate contábil contemporâneo. As pesquisas chamaram a atenção do júri pela originalidade e pela contribuição técnica às discussões sobre auditoria e normas internacionais de contabilidade, evidenciando a presença ativa de jovens pesquisadores da PUC-SP no cenário profissional do Estado.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.