Estudo articula contextos curriculares e uso de tecnologias digitais

Atividade é coordenada pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD), em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação

por Thaís Polato | 29/05/2023

Reduzir a fragmentação disciplinar característica de metodologias de ensino transmissivas e promover mais engajamento de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Assim é o Estudo Articulação de contextos curriculares e uso de tecnologias digitais em cursos de graduação e pós-graduação da PUC-SP, promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD), desde 2022, em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação.

No último dia 19/5, os participantes envolvidos no projeto neste primeiro semestre de 2023 se reuniram presencialmente, no campus Monte Alegre, para fazer um balanço parcial das atividades desenvolvidas até agora.

Os docentes discutiram os possíveis efeitos das experiências em suas práticas pedagógicas e nos cursos e as socializaram nos diferentes grupos. Da graduação, participaram as áreas de Administração, Fisioterapia, Comunicação em Multimeios, e Economia; pela Pós-Graduação, Literatura e Crítica Literária, Educação: Currículo e Educação Matemática.

“O encontro foi muito produtivo, por diferentes razões. Destaco, entre elas, a possiblidade de professores de diferentes cursos de graduação e pós-graduação trocarem informações sobre suas experiências no projeto de articulação, sinalizando inclusive a possibilidade futura de ações entre docentes de diferentes cursos”, afirma o prof. Nelson Gimenes, que coordena o CAD.

O docente ressaltou também a qualidade do debate em relação aos possíveis efeitos da proposta de articulação de contextos curriculares nas práticas pedagógicas docentes, bem como das condições necessárias para o desenvolvimento da proposta. “De modo geral, parece haver um consenso de que a participação no projeto esteja auxiliando os docentes no aprimoramento de suas práticas pedagógicas. Isso para nós, do CAD, é fundamental”, conclui Gimenes.

 

→ Leia a seguir alguns depoimentos de docentes que participam do Estudo Articulação de contextos curriculares e uso de tecnologias digitais em cursos de graduação e pós-graduação da PUC-SP

 

Elizabeth Cardoso (Literatura e Crítica Literária)

O "Estudo Articulação de Contextos Curriculares" é uma tentativa promissora de responder às necessidades da universidade no século XXI. A proposta coloca o estudante no centro de seu processo de formação, com autonomia apoiada por um grupo heterogêneo e competente de professores-pesquisadores preocupados em ensinar-aprender com significado e gerando impacto social positivo.

Nesse movimento meu maior interesse é o que chamo de transdisciplinaridade simultânea agindo para resolver problemas concretos e que sejam do campo de interesse dos alunos envolvidos. Ou seja, saberes e pessoas diferentes trabalhando junto para construir algo positivo para a sociedade. Pode ser desde um software, um filme, uma biblioteca, um repositório de material paradidático até uma empresa, uma consultoria jurídica ou financeira.

Estou no projeto há um ano e meio e, apesar dos desafios, tem sido proveitoso e recompensador atuar com as metodologias ativas na pós-graduação e ter minhas disciplinas em parceria com outros colegas, outros alunos.  Percebo maior envolvimento dos pesquisadores e grande repercussão dos produtos que resultam desse processo como, por exemplo, o nosso repositório de estudos literários e literatura (clique aqui para saber mais sobre este projeto).

 

Francisco Serralvo (Administração)

O Estudo tem assumido um protagonismo relevante na Universidade. Por meio dessa abordagem, os alunos têm a oportunidade de se beneficiar de uma experiência de aprendizagem mais flexível, adaptada às suas necessidades individuais e às demandas do mercado de trabalho atual.

O grande diferencial do projeto, como o próprio nome revela, é a articulação de diferentes conteúdos essenciais para a formação dos estudantes, proporcionando uma conexão lógica e ajustada das Unidades Curriculares que o integram. No caso específico do curso de Administração, o projeto está sendo desenvolvido desde o início de 2022, e chegou aos três primeiros períodos do curso.

O que temos observado, como resultado efetivo da aplicação do projeto, é que os estudantes adquirem maior autonomia sobre o seu processo de aprendizagem. Ao ter acesso aos recursos disponibilizados (por meio das plataformas Moodle e Teams), e as estratégias pedagógicas adotadas, eles passam a revisar o conteúdo em seu próprio ritmo, tirar dúvidas, aprofundar seu conhecimento e explorar áreas de interesse específicas. Isso promove uma aprendizagem mais personalizada e ajustada às expectativas individuais, ajudando os estudantes a se tornarem protagonistas de sua própria formação. (Clique aqui e leia artigo sobre o tema)

 

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida* (Educação: Currículo)

O Estudo tem grande relevância como um projeto institucional da PUC-SP, que vincula diferentes cursos de graduação e de pós-graduação em torno de um tema candente. Ele também serve de forma muito importante para subsidiar mudanças acerca do futuro da universidade, na perspectiva da integração de contextos curriculares de diferentes modalidades e níveis de ensino, de conhecimento científico sistematizado com conhecimentos da prática institucional e também com conhecimentos da vida.

Trata, assim, de uma abertura da universidade para fora de seu campus. Ressalto: não só para fora de cada área de conhecimento, mas para fora de seu campus, tornando possível que a Instituição se integre mais fortemente com a sociedade e as problemáticas da vida. Isso está totalmente alinhado com a política mundial de ciência aberta e também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

A proposta é muito interessante e é um prazer imenso participar desse trabalho porque ele vai ao encontro do que nós já abordávamos na linha de pesquisa de “Tecnologias em Educação”, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo: uma prática de integração de contextos curriculares, o que requer a concepção de currículo aberto, flexível, visto como uma reconstrução da prática pedagógica, que considera, os contextos de vida e de trabalho dos estudantes e os conhecimentos científicos sistematizados de cada área de formação. (*Foto: Adriana Vichi)

 

Patrícia Jundi Penha (Fisioterapia)

A articulação de contextos curriculares com as disciplinas de Métodos de Avaliação Clínica e Funcional e Recursos Terapêuticos Manuais (RTM) do curso de Fisioterapia tem sido muito enriquecedora e motivadora.

Os alunos, que são do terceiro período do curso, estão mais empenhados e motivados para fazer a avaliação fisioterapêutica descrevendo e discutindo quais disfunções podem ou não ser abordadas com as técnicas manuais aprendidas na disciplina de RTM.

Prioriza-se o protagonismo do aluno, ao escolher as disfunções que podem ser tratadas a partir da avaliação que é feita em um colega de turma e ao definir qual técnica manual seria a mais indicada.

Por fim, o estudante aprofunda a discussão crítica e reflexiva frente ao resultado obtido, seja ele positivo ou não.
 

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