Evento com autores marca lançamento do livro "Caminhos e encruzilhadas do enegrecimento"

Ebook já está disponível para compra

por Cláudio Oliveira | 01/11/2024

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias promoveu no dia 30/10, às 19h, na sala P65, (prédio velho), o lançamento do livro Caminhos e encruzilhadas do enegrecimento - 10 anos da Lei de Cotas no Brasil.

A ideia de produzir o livro teve início na 2ª Semana da Consciência Negra da PUC-SP, 2022. “O livro é o resultado final de uma atividade que organizamos na PROCRC, e o objetivo principal era pensar, discutir, refletir, fazer um balanço, sobre os 10 anos de ações afirmativas no Brasil, buscando examinar se havíamos avançado ou não em relação ao processo de enegrecimento da universidade brasileira”, afirmou o prof. Amailton Azevedo (História), que assina a coordenadoria da obra junto com a pró-reitora de Cultura e Relações Comunitárias profa. Mônica de Melo, (Direito) e o prof. Pedro Aguerre (Administração).

A organização da obra ficou por conta do prof. Clério Rodrigues da Costa (Direito), Fábio Mariano da Silva, ex-secretário-geral da Reitoria e da profa. Elizabeth Cardoso (Literatura), que falou sobre a organização do projeto de investigar os resultados alcançados pelas universidades após 10 anos de cotas raciais. “O livro reúne trabalhos que foram apresentados na 2ª Semana da Consciência Negra, aqui na PUC-SP em 2022, cujo tema foi cotas raciais e, o trabalho lançado hoje, vai circular em torno dessas questões de maneira multidisciplinar, passando pela literatura, música, história, filosofia, direito etc. São 24 capítulos e 32 autores, já que alguns dos capítulos têm mais de um autor”, explicou a docente.

O evento teve o apoio da Educ (Editora da PUC-SP), responsável pela publicação do livro. “A Educ está feliz com esta obra. Quando começamos a série Autorias Negras, em 2021, queríamos estimular o debate de temas étnico-raciais e abrir um espaço para a publicação de textos acadêmicos de atores negros e autoras negras. O novo livro resume bem esses dois aspectos da série, e ficamos felizes em perceber isso nas falas dos autores e autoras, durante o lançamento. Em termos de produção, é importante ressaltar a parceria com os organizadores e coordenadores e a qualidade do trabalho editorial realizado pela nossa equipe” comemorou Thiago Pacheco, diretor da Educ.

Autor de um dos textos publicados na obra, Fabiano dos Santos Ramos, doutorando do Programa de História da PUC-SP, declarou sua satisfação em colaborar com a obra. “Para mim foi uma grande experiência participar deste projeto, espero que seja o primeiro de muitos. É muito bom estar neste contexto e ter podido contribuir com um artigo acadêmico de minha autoria, para um livro com a marca da PUC-SP"

O lançamento ocorreu no âmbito do II Ciclo de Cinema Negro, com exibição do filme “Malunga” (2023) e a presença da diretora Gal Souza, que ao final exibição bateu um papo com os presentes.

O ebook está disponível para compra. Clique aqui e saiba mais. 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.