Luto: profa. Iray Carone

por Redação / ACI PUC-SP | 15/04/2025

"A PUC-SP manifesta seu profundo pesar pelo falecimento, no último dia 5/4, de Iray Carone, que contribuiu por longos anos nesta instituição como docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social. Era também aposentada do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). 

Foi responsável pela formação de gerações de pesquisadores doutores nessas duas universidades, introduzindo no campo da Psicologia os estudos frankfurtianos, com ênfase nas obras Theodor W. Adorno sobre a personalidade autoritária, o etnocentrismo e as tendências fascistas contemporâneas, bem como sobre o radio, uma paixão dessa intelectual. Doutora em Filosofia pela PUC-SP, realizou estágios de pós-doutorado em renomadas instituições internacionais, como University of California, Berkeley; New School for Social Research; Columbia University e Uned, na Espanha. Seu último estágio foi na Universidade de Princeton, onde desenvolveu o projeto The Princeton Radio Research Project, que resultou na publicação de seu livro Adorno em Nova York - O estudos de Princeton sobre a música no rádio (1938-1941). (Alameda, 2019).

No que diz respeito ao racismo, sua maior contribuição foi a pesquisa publicada no livro: “Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil”, pela Vozes em 2002,  que ganhou inúmeras edições, referência fundamental na área. Também assinou diversos estudos e artigos que aprofundam a compreensão crítica sobre o racismo, a branquitude e os processos de exclusão no contexto brasileiro.

A PUC-SP registra o reconhecimento à trajetória da Profa Iray Carone e à sua valiosa contribuição para a Teoria Crítica e sua interlocução com a pesquisa epistemológica e empírica em psicologia, bem como para os estudos de cultura de massa e preconceito racial.
Manifestamos nossa solidariedade com a família, os amigos e a comunidade acadêmica por esta grande perda."

Docentes dos Programas de Pós-Graduaçáo em Psicologia Social e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Tags
PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.