Mestrado profissional aborda conhecimento político-econômico voltado para o mercado de trabalho
Pós em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais está com inscrições abertas
“O mestrado em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP me proporcionou bagagem acadêmica e profissional para impulsionar minha carreira. Hoje, atuo na promoção da agenda ESG no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e os principais assuntos com os quais lido diariamente no meu trabalho são muito similares àqueles aprendidos durante o mestrado. O curso nos oferece uma visão crítica e aprofundada sobre os principais temas das discussões globais atuais, o que representa um diferencial imenso para o programa.”
Flávia D’Angelo, ex-aluna
_____________________________________________________________________________
Com inscrições abertas (clique aqui para saber mais), o Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais se insere na longa experiência da PUC-SP com o campo das Relações Internacionais. Esse contexto revela o perfil profissional plural dos egressos e o alto índice de empregabilidade de alunos em diferentes campos de inserção profissional. Grande parte dos estudantes ocupa posições em renomadas instituições públicas e privadas nas áreas de pesquisa, assessoria, consultoria, entre outras.
Além da área diplomática, há um vasto campo de atuação em torno do qual se materializa uma crescente demanda por atuação em governos, nas dimensões nacional e subnacional, nos processos de negociação e implementação de políticas.
“Oferecemos uma formação acadêmica aos nossos estudantes que os capacita e permite que estejam inseridos no mercado de trabalho, no setor privado, público, na academia, com maior preparo e capacidade de análise crítica, avaliando cenários complexos que exercitem uma visão global sobre as questões”, afirma o prof. Tomaz Oliveira Paolilello, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Governança Global em conjunto com a profa. Terra Budini (vice-coordenadora).
Múltiplas capacidades
O Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais capacita os alunos para o desenvolvimento de um conjunto de habilidades que permitam ao profissional formular, implementar e avaliar políticas públicas com incidência no âmbito internacional; contribuir para a consolidação de espaços de participação da sociedade civil nos diversos âmbitos de governo, em organizações e regimes internacionais. Permitam ainda formular projetos inovadores relacionados às iniciativas de cooperação internacional, a partir da atuação no setor público, privado e em organizações da sociedade civil, entre outros.
“O curso é uma das primeiras iniciativas aqui na PUC-SP de Mestrado Profissional, além disso, é um dos poucos cursos vinculados à área de Relações Internacionais voltado para o mercado de trabalho. Nossa ideia de fato é conscientizar, capacitar, permitir que os alunos atuem dentro das áreas de atuação com o máximo de capacitação possível”, afirma o coordenador.
Curso que favorece conciliação entre os estudos e o trabalho
A ex-aluna Flávia D’Angelo é graduada em Relações Internacionais e mestra profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais na PUC-SP. Hoje, é Assistente de Impacto Socioambiental, atuando na promoção da agenda ESG no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Ela afirma que o mestrado ofereceu diferentes oportunidades para o seu desenvolvimento acadêmico.
“Participei de muitas iniciativas que me colocaram em contato com temas diversos, para além de meu foco de pesquisa, o que foi muito enriquecedor para meu crescimento enquanto pessoa e pesquisadora. Outro ponto positivo é que algumas disciplinas são colaborativas, de modo que temos a oportunidade de apoiar nossos colegas na construção de suas pesquisas e, assim, de ampliar nossos conhecimentos sobre diferentes assuntos”, completa.
Ela diz que recomendaria o curso para colegas por ser um programa amplo e, ao mesmo tempo, profundo. “Trata-se de um mestrado que nos permite conciliar os estudos com o trabalho, o que favorece os alunos que não têm tempo ou condições para se dedicar inteiramente à pesquisa acadêmica. O mestrado profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP foi definitivo para a minha formação enquanto cidadã”, afirma Flávia.
Conexão profunda com a realidade acadêmica
Laura Redondo, graduada em Relações Internacionais e mestra profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais na PUC-SP, afirma que conseguiu utilizar muito do seu conhecimento profissional para o desenvolvimento de sua dissertação. Laura atua como diretora do Escritório de Representação do Centro Brasileiro da Universidade de Münster em São Paulo.
“O mestrado contribuiu positivamente em duas frentes: por um lado, por trabalhar no setor acadêmico, dar continuidade à minha formação é uma forma de me conectar mais profundamente com a realidade acadêmica e entender melhor por dentro os métodos e práticas do fazer pesquisa. Por outro lado, consegui usar muito do meu conhecimento profissional para o desenvolvimento da minha dissertação e, de forma recíproca, aplicar conhecimentos adquiridos em meus estudos para atividades profissionais”, afirma.
“Recomendo o curso por ser amplo, o que permite explorar uma vasta pluralidade de temas de acordo com os interesses individuais. Meus colegas tinham um perfil também bastante diversificado e as trocas eram muito ricas. Cada um vinha de uma realidade acadêmico-profissional distinta e agregava muito aos debates. O formato é compatível com uma vida profissional atuante, ainda que demande bastante empenho para cumprir com leituras, produção de trabalhos e participação nas aulas. É um esforço que recompensa”, finaliza Laura.
Inscreva-se
Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.
Programa de Pós-Graduação em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais: clique aqui.