Fernando de Almeida de Santos recebe a medalha Frederico Herrmann Júnior
Honraria é concedida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (...
Atividade gratuita e online do Pós em Literatura e Crítica Literária
O Pós em Literatura e Crítica Literária realiza, dias 10 e 12/5, às 19h, o minicurso A representação feminina na literatura infantil, com a profa. Isabel Coelho e a coordenação da profa. Beth Cardoso.
A proposta do minicurso é ler e analisar a representação feminina em algumas obras da literatura infantil da Era de Ouro ao Contemporâneo. Cada aula durará 1h30. A primeira abordará os livros da época de ouro da literatura infantil (contexto e exemplos) e a segunda atualizará o tema para obras contemporâneas.
"A Era de Ouro é o momento em que a literatura em questão era escrita majoritariamente por homens, e a representação feminina muitas vezes ficava restrita a uma função doméstica ou de garantia do status quo. Mesmo Alice, de Lewis Carroll, é uma menina avessa a mudanças, com dificuldade de se adaptar a um ambiente novo e que busca a segurança em detrimento ao aprendizado. Outro exemplo é Wendy, do clássico Peter Pan. Uma vez na Terra do Nunca, um lugar onde as crianças podem ser quem elas quiserem, Wendy sonha em ser a mãe dos garotos perdidos, casada com Peter, reproduzindo o modelo de comportamento esperado de uma mulher inglesa no início do século. Outros exemplos surgem similares a estes dois", afirma Beth..