Prof. do Depto. De Filosofia amplia a rede internacional de pesquisa na Europa

Conferências estão agendadas para o dia 12/9 em Genebra (Suíça) e 21/9 em Viena (Áustria)

por Redação | 09/08/2024

No mês de setembro o prof. Mario Porta do Departamento de Filosofia representará a PUC-SP em dois eventos internacionais. Com conferências agendadas para o dia 12/9 em Genebra (Suíça) e 21/9 em Viena (Áustria), o docente demonstra a inserção da Universidade no cenário internacional e nas mediações de novos projetos bilaterais com instituições estrangeiras.

A política de internacionalização adotada pelo Grupo de Origens da Filosofia Contemporânea, do qual o professor é líder, busca um equilíbrio entre trazer referências internacionais para o convívio dos alunos brasileiros, assim como participar de forma ativa de eventos em outros países, atestando a qualidade da pesquisa desenvolvida em universidades brasileiras. Prova disso, é que o organizador do evento sediado na Suíça o Prof. Dr. Guilhaume Fréchette esteve na PUC-SP no ano passado para participar do Encontro de Estudos das Origens da Filosofia Contemporânea como conferencista.

A rede de relações iniciadas pelo evento brasileiro permanece ativa e dinâmica pelo mundo. No site do evento vienense (Workshop Vienna-Leipzig-São Paulo-S (google.com) este trabalho é reconhecido “Após o sucesso da conferência anual Encontro de Estudos sobre as Origens da Filosofia Contemporânea (São Paulo, 2023) e do workshop de pós-graduação Ursprünge Zeitgenössischer Philosophie (Leipzig, 2023), nosso objetivo é reunir e discutir novas pesquisas sobre o tema e aprofundar a cooperação existente entre os grupos de trabalho de Viena (Áustria), Leipzig (Alemanha) e São Paulo (Brasil)”.

Além da construção de uma relação entre os docentes, a internacionalização também é estendida aos alunos. Há alunos egressos da PUC-SP participando dos grupos de pesquisa internacionais como parte da equipe da organização dos eventos e também como convidados. É o caso do Msc. Lucas Baccarat, cursando o doutorado em Viena; Msc. Bruno Poli, cursando o doutorado em Genebra; e a Dr. Brenda Soares, convidada como conferencista para o Workshop em Viena. Muito mais que interações pontuais, a internacionalização vem se transformando num projeto sólido e que abre oportunidades a nível mundial para os alunos da PUC-SP.

Texto: Grupo de Pesquisa de Origens da Filosofia Contemporânea (GPOFC)