PUC-SP e UFSCar realizam primeiro simpósio internacional sobre materiais e biomateriais em Sorocaba
A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizaram, entre 2 e 4 de dezembro, o XI Workshop de Pesquisa e Tecnologia em Ciência dos Materiais e o I Simpósio Internacional em Materiais e Biomateriais. O evento científico, que marca a estreia de um encontro com caráter internacional na área, aconteceu em Sorocaba com o objetivo de fortalecer a colaboração entre programas de pós-graduação e promover a interação científica em âmbitos nacional e global.
A parceria reuniu o Programa de Pós-Graduação em Biomateriais e Medicina Regenerativa (PPGBMR) da PUC-SP e o Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais da UFSCar. Para a professora-doutora Eliana Aparecida de Rezende Duek, coordenadora do PPGBMR e responsável pelo Laboratório de Biomateriais da PUC-SP, a integração entre as duas instituições é fundamental. Desde 1998, Duek tem como uma de suas linhas de pesquisa os polímeros bioabsorvíveis. 
Programas integram diversas áreas do conhecimento
O PPGBMR da PUC-SP integra diversas áreas do conhecimento, incluindo Física, Química, Biologia, Engenharias, Farmácia e Medicina, com três linhas de pesquisa: Biomateriais e Engenharia Tecidual, Liberação Controlada de Fármacos e Biomateriais na Prática Clínica. Já o Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da UFSCar atua nas áreas de Materiais Funcionais e Polímeros de Fontes Renováveis e Nanociência e Nanotecnologia de Materiais.
Palestras com especialistas nacionais e internacionais
A programação do evento começou às 9 horas do dia 2 com a cerimônia de abertura, que contou com a presença do professor-doutor Ulisses Del Nero, diretor-adjunto da FCMS. Na sequência, houve palestras de especialistas brasileiros e internacionais. Entre os destaques estava a participação do professor Wojciech Jerzy Stępniowski, da Universidade Militar de Tecnologia de Varsóvia (Polônia), e da pesquisadora Débora Cristina Coraça-Huber, da Universidade Médica de Innsbruck (Áustria).
O professor Franck Nelson Crespilho, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), apresentou a palestra "Redox biomaterials: innovation and research applied to bioenergy and health". A engenheira civil Elizabeth das Chagas Ramos, da Prefeitura Municipal de Guarulhos, abordou a utilização de resíduos de construção e demolição na fabricação de blocos de concreto estrutural com adição de óxido de grafeno.
Por sua vez, o pesquisador Marcos Vinicius Lorevice, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), apresentou a palestra "Nanobiocomposites: processing strategies for advanced properties and functionalities". A programação incluiu, ainda, sessões de flash communication e apresentação de pôsteres por estudantes de pós-graduação e iniciação científica.

Debate sobre formação acadêmica e mercado
Um dos momentos mais aguardados do simpósio foi a mesa-redonda "A contribuição da formação em nível de pós-graduação na carreira profissional". O debate teve como proposta discutir o papel da formação acadêmica avançada no desenvolvimento de carreiras tanto no meio acadêmico quanto no setor produtivo.
Além dos palestrantes internacionais, participaram pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de Araraquara (Uniara) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP/Campinas).
O simpósio aconteceu no campus Sorocaba da UFSCar, localizado na Rodovia João Leme dos Santos, km 110, e na sede da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, na Rua Joubert Wey, 290, ambos em Sorocaba. A programação se encerrou com um jantar às 20 horas.



