PUC-SP está com inscrições abertas para Especialização em Museologia, Cultura e Educação

Curso é semipresencial e está com desconto nas mensalidades

por Thaís Polato | 26/02/2024

Estudar conceitos da museologia contemporânea, conhecer práticas de gestão e acessibilidades institucional e educativa, compreender as relações entre museu, cultura, educação, arte, patrimônio histórico-cultural e comunidade, conhecer práticas contemporâneas de colecionismo de objetos e de extroversão de patrimônio artístico, histórico e cultural, incrementar a formação e o aprimoramento profissional e produzir conteúdos que favoreçam a interação entre o museu e a sociedade.

A PUC-SP está com inscrições abertas e desconto nas mensalidades para a Especialização em Museologia, Cultura e Educação, que prepara profissionais de diversas áreas para atender às demandas crescentes de políticas públicas voltadas à preservação, conservação, difusão da memória e dos acervos patrimoniais, bem como a gestão e criação de projetos educativos e culturais voltados para a área.

Para a coordenação do curso, “o tema tem uma preponderância social, pois vincula-se à construção da cidadania por meio da educação e da relevância que a preservação da memória e da cultura possui para sociedade em geral, principalmente em relação a projeções de futuro”.

 

Curso dinâmico e semipresencial

Híbrido, o curso tem aulas presenciais; aulas em abiente remoto com atividades síncronas transmitidas ao vivo ou por webconferências; e atividades digitais, por meio de conteúdos disponibilizados pelos professores, que devem ser acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

“A maioria das aulas é online e há duas disciplinas presenciais aos sábados. O projeto pedagógico prevê aulas expositivas e dialogadas, seminários coletivos organizados para a análise e discussão de textos referenciais. Estão previstas aulas presenciais e aulas presenciais remotas (online), há também, programadas com antecedência, aulas práticas e visitas técnicas em museus, arquivos, instituições culturais e de memória. Está prevista a visitação às instituições de memória locais, a partir de roteiros de observação dados pelos/as docentes, para alunos/as que moram em outras cidades”, afirma a profa. Sandra Mraz, coordenadora do curso.

A Especialização em Museologia, Cultura e Educação é voltado a pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais. Também é destinado a profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde portadores de diploma de curso superior.

 


Conheça a experiência de quem já fez

“O curso destaca-se por sua abordagem atualizada e abrangente. Sob a orientação de um corpo docente altamente qualificado, os novos paradigmas da Museologia são minuciosamente explorados em sua grade curricular. Esta experiência transcendeu o mero trajeto acadêmico e transformou minha relação com à disciplina e os museus, proporcionando-me uma visão holística dessas instituições.
A apresentação e intersecção de disciplinas como acessibilidade, educação, documentação, gestão e história dos museus não apenas nos proporciona compreensão, mas também nos capacita a aplicar efetivamente o conhecimento em projetos práticos. Dessa forma, somos guiados a adentrar os caminhos do mercado profissional e acadêmico munidos de uma visão abrangente e integrada da Museologia, conscientes do nosso papel enquanto trabalhadores sociais."

Leonardo Arouca é mestrando no Programa Interunidades em Museologia da USP e pós-graduando no MBA em Inovação em Unidades da Informação da UFSCAR. É especialista em Museologia, Cultura e Educação pela PUC-SP (2020-2021), desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso sobre um inventário participativo dos lugares de memória LGBT+ na cidade de São Paulo. É bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo (2015-2019).
Atua desde 2022 como Técnico em Documentação no Museu da Língua Portuguesa e atuou como documentalista e pesquisador no Museu da Diversidade Sexual (2017-2021). Em 2022 atuou no projeto o legado teórico e empírico de Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, coordenado pela profa. Dra. Viviane Sarraf.

 

“Eu já tinha uma pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais quando me interessei pelo curso de Museologia da PUC-SP, mas o sonho de trabalhar em um museu me fez pensar que seria recomendável ter também uma especialização na área, com uma ênfase maior em museus e em seus desafios institucionais. Naquela época, eu trabalhava com cursos online e me perguntava como isso poderia ser útil para passar no processo seletivo de um museu.
O curso da PUC-SP serviu para me mostrar que não só as minhas experiências pregressas tinham valor e traziam outras perspectivas para os debates feitos em sala de aula, como me permitiu pesquisar, por meio do trabalho de conclusão de curso, o programa de exposições “Panorama da Arte Brasileira” do MAM-SP, que coincidentemente estava em montagem no momento em que encaminhei meu currículo para a vaga de Analista de Cursos no MAM. A dica de estudar o Panorama, aliás, veio de uma das professoras do curso, que percebeu meu interesse em história da arte e me mostrou que era possível conciliá-lo com o projeto de pesquisa.
Sou muito grata por ter feito esse curso, pois além de ter saído dele empregada na área, vi que outros colegas tiveram experiências parecidas. Meu trabalho no MAM tem sido essencial para o meu crescimento e, através dos cursos que realizo lá, atualizo conhecimentos e até revejo professores com quem tive aulas. Todos os dias experimento um pouco da interdisciplinaridade que o curso de Museologia, Cultura e Educação me propôs e acredito que esses três pilares são fundamentais para um trabalho cheio de afeto e significado.”

Giselle Porto é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais na ECA-USP, especialista em Museologia, Cultura e Educação pela PUC-SP e mestranda em Teoria e Crítica de Arte no PGEHA-USP.
Atualmente é Analista de Cursos no MAM-SP. Já teve passagens pela Editora Boitempo, pela Tapera Taperá, pela Livraria Cultura, pelo IREE e pelo Kope, em cargos de comunicação, produção cultural e atendimento ao cliente.
Em 2022 ajudou a criar o grupo de leitura Mulheres Insurgentes.

 

“Fiz parte da primeira turma do curso de pós-graduação em Museologia, Cultura e Educação, iniciado no ano de 2021 e foi um prazer passar por essa experiência. O corpo docente parece ter sido escolhido muito criteriosamente para poder ser composto por profissionais com carreiras consolidadas nos museus das mais variadas tipologias, e em suas mais variadas áreas, seja educativo, pesquisa, acessibilidade, história das coleções e instituições museológicos, legislação patrimonial, entre outros temas relevantes ao cenário museológico nacional e internacional.
Durante o período que cursei essa especialização, pude ter contato não só com esses docentes, mas também com diversos profissionais atuantes nos museus, que foram convidados pelas professoras e professores para compartilhar suas experiências profissionais, trazendo uma boa dose de equilíbrio entre a teoria e a prática museológica, essencial para uma boa formação de um profissional que irá atuar em um contexto que vive essa relação teoria e prática cotidianamente.
Acho importante ressaltar que, graças a esta formação, já no ano de 2022, enquanto concluía a especialização, tive a oportunidade de iniciar a minha carreira profissional no mundo dos museus, atuando como Assistente de Educação e Produção Cultural do Museu do Ipiranga - USP, acompanhando o seu processo final de reabertura, estando até hoje lá aplicando aquilo que aprendi e troquei conhecimentos durante meu processo formativo.”

Adnam Junior é graduado em História (FFLCH/USP), especialista em Museologia, Cultura e Educação (PUC-SP) e técnico em Museologia (ETEC – Parque da Juventude). Atua como Assistente de Educação e Produção Cultural no Museu do Ipiranga – USP desde 2022, no desenvolvimento de rotinas de produção de eventos, atendimento ao público com tratamento de demandas e orientações gerais, levantamento de requisitos para eventos, controle de documentações e prazos.

 

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