Fernando de Almeida de Santos recebe a medalha Frederico Herrmann Júnior
Honraria é concedida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (...
Ações da recepção aos alunos que ingressaram via vestibular de inverno de 2022, trouxeram como tema de referência os 200 anos da Independência do Brasil
Por: prof. Pedro Aguerre, Assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP
Como não poderia deixar de ser, as ações da Recepção do vestibular de inverno de 2022, trouxeram como tema de referência o Bicentenário da Independência do Brasil. Trata-se de um tema de grande oportunidade e relevância. Por um lado, é inequívoco que o fato histórico da Independência do Brasil, em 1822, encerra o período colonial e marca a autonomia jurídico/política do País perante a colonização portuguesa. Mas é igualmente verdade que o bicentenário nos interroga e pede um balanço de nossa história. De fato, as encruzilhadas políticas, econômicas e socioambientais no mundo e no País, refletidas internamente, entre outras dimensões, pelo aumento da pobreza, do desemprego, do desalento, do brutal retorno ao Mapa da Fome e da escalada de destruição do meio-ambiente, obrigam à reflexão e indagam sobre independências ainda a conquistar.
Com o título geral de "Bicentenário da Independência do Brasil: soberania, democracia e decolonialidade”, foram programados eventos para discutir os 200 anos da independência do Brasil do ponto de vista da democracia, da soberania, dos valores republicanos, da cidadania e da decolonialidade. A independência formal/jurídica e a permanência das opressões neocoloniais de raça, gênero e classe precisam estar em debate, e a universidade tem papel importante nessa problematização e na construção de respostas a tais contradições.
Vamos relembrar como foram os eventos?
Quarta-feira • 03/08/2022 (das18 a 20hs, no auditório 333)
Aula Magna: PUC-SP e o Bicentenário da Independência do Brasil: soberania, democracia e decolonialidade
Palestrantes: Isadora Brandão Araújo da Silva (Defensora pública e doutoranda em Direitos Humanos pela USP) e Pedro Estevam Alves Pinto Serrano (Doutor em Direito do Estado e professor da PUC-SP).
Acesse a aula pelo link: www.youtube.com/watch?v=gVzbgi2yPDY&t=2s
Quarta-feira • 17/08 (18h às 21h, Tucarena)
Aula aberta: “Bicentenário da Independência do Brasil e independências a conquistar"
Palestrantes: Edson Kayapó (ativista do movimento indígena), Padre Júlio Lancelotti (Pastoral dos direitos das pessoas em situação de rua), Juliana Souza (advogada e presidente do Instituto Desvelando Oris), Ruth Manus (advogada e professora universitária), Suely Rolnik (filósofa e escritora) e Carlos Lima Júnior (professor da especialização em Museologia da PUC-SP e da UNICAMP), com moderação do Professor Alberto Schneider (departamento de História da PUC-SP).
Assista por esse link: https://www.youtube.com/watch?v=OHdNz_kpuOA
Quinta-feira 31/08 (19 a 21h, no Tuca)
Lançamento da Série “IndependênciaS”, produzida pela RTC – Rádio e Televisão Cultura
Parceria PUC-SP e Fundação Padre Anchieta
O terceiro evento acadêmico dentro dessa temática foi o pré-lançamento da minissérie IndependênciaS, dirigida por Luiz Fernando Carvalho e escrita por Luís Alberto Abreu. A estreia ocorreu em parceria com a PUC-SP e a Fundação Padre Anchieta no Tuca. Produzida pela TV Cultura, se trata de uma obra que retrata o Bicentenário da Independência, o mesmo tema de nossa recepção. O Evento, que pode ser assistido no Link a a seguir, contou com uma mesa de apresentação crítica do tema e da importante Série, com a presença de Enéas Carlos Pereira, Vice- Presidente Executivo e Diretor de Programação da TV Cultura e do próprio escritor Luís Alberto Abreu, e teve a participação especial de músicos da orquestra Brasil Jazz Sinfônica, homenageando o importante compositor Pixinguinha.
Assista por esse link: https://www.youtube.com/watch?v=uPQf_TQZk6s
Fica o convite para a comunidade puquiana assistir aos três eventos e continuar discutindo esse importante tema em futuros eventos e produções acadêmicas!