Além do Jaleco: CAVB

Além do Jaleco mostra como são as entidades estudantis que dão vida à FCMS da PUC-SP

por Redação / ACI PUC-SP | 29/04/2025

Aos 21 anos, o estudante Luis Armando Souza Vieira, ou simplesmente Piauí, ocupa a presidência do Centro Acadêmico Vital Brazil (CAVB), entidade que desde 1951 representa os alunos do curso de Medicina da PUC-SP. Eleito em setembro de 2024, o universitário defende que a formação médica vai muito além das salas de aula e dos laboratórios.

Discreto, porém extremamente atento e ponderado em suas colocações, Piauí está sempre presente nos principais eventos acadêmicos, seja nas visitas da Reitoria ao campus ou nas reuniões mensais do Conselho da Faculdade, por exemplo. Assim, o quartanista da “Medicina Sorocaba” administra as dezenas de horas semanais de estudo com a missão de presidir uma das mais tradicionais entidades estudantis do interior paulista.

Nesta entrevista, ele revela os desafios e as perspectivas de comandar o Centro Acadêmico que leva o nome de um dos maiores cientistas brasileiros.

Qual é a importância histórica do CAVB e quais são os principais projetos sociais mantidos pela entidade?

O CAVB foi a primeira instituição fundada na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. Ele deu origem a outras organizações estudantis, como a Atlética e Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (Sumep).

Nós gerimos a Farmácia Comunitária Vital Brazil, que presta um serviço essencial à comunidade, por meio da distribuição gratuita de medicamentos obtidos exclusivamente por doação. Também mantemos o Projeto Pontes, um cursinho pré-vestibular popular que oferece preparação gratuita para estudantes de todo o Brasil que almejam ingressar no ensino superior.

Por que você decidiu assumir a missão de presidir o CAVB?

Assumi este cargo pois acredito que é uma posição de representatividade dos alunos na FCMS e, junto à equipe que formamos na Executiva e com as bênçãos de Deus, poderemos desempenhar nossas funções e atuar de forma pertinente nas pautas de suporte aos estudantes e melhorias do ensino médico, buscando sempre, em primeiro lugar, o melhor para nossa faculdade.

Neste ano, a Faculdade celebra 75 anos. O CAVB prepara algo especial para este momento?

Em 7 de junho, inauguraremos as reformas da sede do CAVB. O projeto de renovação, executado pela gestão anterior, incluiu reparos no telhado, pintura completa do prédio e outros detalhes. Celebraremos este momento com o descerramento de uma placa comemorativa, junto a essa especial data dos 75 anos da nossa querida faculdade.

Quando terminará o seu mandato no CAVB e o qual marca terá deixado?

Deixarei o cargo em meados de agosto. Espero, até lá, ter conseguido cumprir minhas tarefas com êxito e, se Deus quiser, deixar o legado de uma boa gestão – fazer o meu melhor, no sentido de manter uma boa comunicação entre todas as instituições, atender às demandas dos alunos e espero tê-los representado bem.

Tags
PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.