"Brasil em Curso II" discute racismos e políticas afirmativas para inclusão

Próxima aula ocorrerá no dia 15/10

por Redação | 18/09/2024

O segundo encontro da série Brasil em Curso II, que aconteceu nesta terça-feira (17/9), abordou o tema “Racismos e políticas afirmativas no Brasil: por um futuro totalmente inclusivo”.

Na abertura, o prof. Amailton Azevedo (História) ressaltou o papel da Universidade na discussão do racismo e na busca de políticas afirmativas para inclusão. “A PUC-SP é uma universidade que se tornou conhecida nacionalmente por sempre se envolver nos grandes temas do país. Nós entendemos que tratar de questões afirmativas é pensar o Brasil na busca de soluções para os problemas da desigualdade em torno de raça”.

A pró-reitora de Cultura e Relações Comunitárias, profa. Mônica de Melo, falou sobre a importância da educação para enfrentamento das desigualdades e também da importância de adoção de mecanismos para uma política racial mais abrangente. “A educação, enquanto um direito fundamental e constitucional, é condição essencial para o enfrentamento das enormes desigualdades sociais brasileiras, que se aprofundam quando levamos em consideração a cor, a raça e a etnia. As desigualdades sociais, que atingem principalmente o(a)s jovens negro(s)s no Brasil, é brutal em todas as esferas da vida, traduzindo-se em maior vulnerabilidade social, econômica e muitas vezes no próprio direito de existência e de permanecer vivo.”

Na sequência a profa. Flávia Piovesan (Direito) lembrou que o tema do encontro era imperativo para a nossa democracia, para uma sociedade mais justa, igualitária, solidária  e includente.

“O combate aos racismos consiste numa medida essencial, necessária e imperativa para avançar na construção de sociedades mais justas, plurais, igualitárias, inclusivas, pacificas, sustentáveis e solidárias, em que todos sejamos livres e iguais em dignidade, direito e respeito.” Organizado pela Reitoria da PUC-SP, desde sua primeira edição, realizada em 2020, o Brasil em Curso traz à universidade o papel de discutir e "elaborar diagnósticos, na produção crítica de conhecimento acerca das diferentes realidades e na gestação de perspectivas para a solução dos problemas a serem enfrentados a curto e médio prazos".

Clique aqui para assitir a aula do dia 10/9.

Todas as aulas da primeira edição estão disponíveis em vídeo, neste link.

Assista o evento desta terça-feira (17/9) na íntegra:

Próximo encontro:

- 15/10 - Desenvolvimento econômico e Clima no Brasil: o que o futuro nos reserva?