Da Derdic para o mundo: atuação da profa. Bia Novaes é destaque na Fundação Hear the World
“A experiencia nesse conselho é gratificante e permite um conhecimento e troca de experiências com culturas diferentes, que reverte muitas vezes para o cotidiano da clínica da Derdic.”
Profa. Beatriz Novaes, superintendente da Derdic
Beatriz Novaes, conhecida como 'Bia Novaes', é uma figura pioneira na área de audiologia no Brasil. Desde a década de 1970, ela tem se dedicado a garantir a intervenção precoce e de alta qualidade para crianças com perda auditiva, atuando tanto na prática clínica quanto na pesquisa. Formada em patologia da fala e audiologia, ela fez doutorado na Universidade de Columbia e leciona na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 1980.
Sua carreira se distingue pelo equilíbrio entre pesquisa, prática clínica e terapia da fala, sempre com foco em integrar crianças com perda auditiva severa à educação convencional. Bia também defende a importância do apoio familiar, destacando que a tecnologia, como aparelhos auditivos e implantes cocleares, deve ser acompanhada de terapia e envolvimento dos pais.
Além de trabalhar com famílias de baixa renda, ela lutou por políticas públicas que garantissem o acesso a cuidados audiológicos, como programas financiados pelo estado, iniciados em 2004. Seu trabalho tem um impacto profundo na vida de muitos, com ex-pacientes frequentemente compartilhando momentos importantes de suas vidas com ela.
Atualmente, aos 68 anos, Bia continua sua pesquisa e prática clínica, além de atuar no Conselho Consultivo da Hear the World Foundation, que apoia crianças e famílias com uma abordagem holística. Ela também busca inspirar jovens a seguir a carreira de audiologia, área que enfrenta escassez de especialistas, mantendo sua paixão pela intervenção precoce para crianças com perda auditiva.
Convidada para participar da Fundação Hear the World
“Em 2016 fui convidada pela Fundação Hear the World para fazer parte do Conselho Consultivo, que faz a análise e indicação de projetos de todo o mundo em Saúde Auditiva, principalmente crianças. À época eu era coordenadora do Centro Audição na Criança da Derdic que atendia crianças de zero a três anos, era professora do PPG em Comunicação Humana e Saúde, na Linha de Pesquisa e Grupo de Pesquisa CNPq Audição na Criança, e pela minha área de atuação e pesquisa em audiologia pediátrica eu fui recomendada. Desde então, participo anualmente do processo de seleção de projetos e acompanhamento e suporte aos projetos financiados pela HtW. A Hear the World Foundation financia atualmente um projeto de capacitação de profissionais da rede de Saúde Auditiva do Brasil, da Academia Brasileira de Audiologia, liderado pelas quatro maiores universidades de São Paulo: PUC-SP, USP, UNIFESP e Santa Casa de Misericórdia. A Derdic é campo de supervisão prática nesse curso de capacitação. Como falo espanhol e inglês, tenho dado suporte a países da América latina como também em locais onde o inglês é compreendido pela equipe local. No ano passado fui visitar um projeto na Índia, que está construindo e equipando um centro de excelência em projeto da SAHI - Society to Aid the Hearing Impaired.”
Parceria com a FUNDASP
Em 2009 a Hear the World fez a doação dos equipamentos de TANU (Triagem Auditiva Neonatal), o que viabilizou o contrato com a Secretaria Municipal da Saúde para a realização da TANU em 5 maternidades. A doação foi motivada pelo incentivo a realização do diagnóstico precoce através da triagem auditiva nas maternidades.
Em 2014, a Profa. Beatriz Novaes foi convidada para compor o Advisory board da HtW composto por um pesquisador canadense, um americano e um inglês. Dr. Orozimbo Alves Costa, da USP Bauru e professor-colaborador na PUC-SP também foi convidado a compor o board.
Também em 2014, a DERDIC firmou uma parceria HtW para viabilizar um projeto voltado ao aprimoramento dos serviços de saúde auditiva infantil (Implementation of processes for adherence to the use of hearing aids and family involvement in the initial stages of the intervention). O objetivo foi implementar um modelo sistemático de suporte, com foco na orientação às famílias de neonatos e crianças atendidas pelo CeAC e DERDIC.
A proposta foi submetida à avaliação da Fundação Hear the World e aprovada, resultando no aporte financeiro para sua execução ao longo de 24 meses. Essa parceria contribuiu significativamente para a ampliação e qualificação do atendimento em saúde auditiva, beneficiando crianças e suas famílias por meio de um suporte especializado e estruturado.
A Derdic - Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação é uma unidade subordinada administrativamente à Fundação e vinculada academicamente à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. Atua na educação, acessibilidade e empregabilidade da pessoa surda e no atendimento e tratamento clínico (SUS) a pessoas com alterações de audição, voz, motricidade orofacial, linguagem e com deficiência intelectual. Sem fins lucrativos, o trabalho institucional atende, majoritariamente, famílias de alta vulnerabilidade social e beneficia pessoas de todas as faixas etárias.
Clique aqui e leia a matéria da Hear the World sobre o trabalho da profa. Bia Novaes.