Encontro da ONU na PUC-SP destaca a cultura de paz e respeito pela dignidade humana

"IX Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos para a América Latina e o Caribe" é promovido pela Faculdade de Direito da PUC-SP e realizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas pelos Direitos Humanos (ACNUDH)

por Renata Nascimento | 10/04/2025

Com o Tucarena lotado, a plenária de abertura do IX Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos para a América Latina e o Caribe reuniu autoridades, defensores de direitos humanos, representantes indígenas, sindicatos e empresários de toda a América Latina. A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, e o reitor da PUC-SP, Vidal Serrano Jr. participaram da plenária, que contou também com presenças da embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen; e de Vinicius Pinheiro, diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

O fórum é promovido Faculdade de Direito da PUC-SP e realizado pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Teve início em 9/4, com as primeiras mesas de trabalhos, e segue até 11/4, no campus Monte Alegre, no Tucarena e nos auditórios da Universidade. Entre os debates, temas como o papel das empresas e do Estado em relação ao desenvolvimento humano; combate ao racismo e ao trabalho escravo; sustentabilidade econômica, social, ambiental e tecnológica; direitos dos povos indígenas, afrodescendentes, quilombolas, LGBTIQ+ e migrantes; questões de gênero; atenção às crianças e aos adolescentes.

“O diálogo promovido por esse encontro representa uma oportunidade para nos aproximarmos de uma cultura de paz e respeito pela dignidade humana. O esforço coletivo de todos os participantes, que reconhecem tanto os desafios e dificuldades ainda enfrentados quanto as iniciativas positivas em andamento, é de extrema importância”, afirmou Fernanda Hopenhaym, integrante do Grupo de Trabalho da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos, na abertura oficial do evento.

“Este fórum tem como objetivo tratar da dignidade humana em todos os contextos e reafirmar a centralidade da vida, do nosso planeta e do bem viver para todas as comunidades. Nossa perspectiva de organização e articulação visa construir mecanismos para pôr fim à exploração predatória do planeta, que ignora as matas, as florestas e as vidas humanas. As vidas que habitam nosso planeta precisam ser pensadas em toda a sua pluralidade. Quero reafirmar o compromisso do Governo Lula com essa agenda”, disse a ministra Macaé Evaristo.

“Este evento aborda um tema extremamente atual, que, embora discutido há muitos anos, continua relevante: os direitos humanos. No início, a discussão focava na relação do indivíduo com o Estado. Porém, com os novos mecanismos de produção, as relações agora são estabelecidas de maneira intensa entre cidadãos e empresas. Uma das questões que emergiu foi a importância dos direitos humanos no ambiente empresarial. Para a PUC-SP, que sempre buscou ser uma universidade moderna, atuante e integrada à perspectiva de proteção dos direitos humanos, é uma honra sediar este evento”, destacou o reitor Vidal Serrano Jr.

Uma das organizadoras do IX Fórum, a profa. Clarisse Laupman Ferraz Lima, da Faculdade de Direito da PUC-SP, mediou às 12h20, no auditório 239, o painel Análise de lacunas da BHR: Quais compromissos, processos e ações as empresas ainda precisam assumir para implementar sua responsabilidade de respeitar os direitos humanos? Participaram Gabriela Almeida, gerente executiva de Direitos Humanos e Trabalho, Pacto Global Brasil; Flávia Scabin, consultora do projeto Conduta Empresarial Responsável pela América Latina e o Caribe - CERALC, escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos; e Paula Guimarães, especialista em Sustentabilidade na Porto.

 

Confira o álbum de fotos abaixo.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.