Dicastério de Cultura e Educação de Roma promove congresso internacional

Atividade acontece nos dias 11 e 12/6

por Redação | 03/05/2024

O Dicastério de Cultura e a Educação de Roma promove uma conferência internacional com o título Interpretando o património: os jovens e os bens culturais da Igreja, em colaboração com a Pontifícia Universidade Gregoriana - Departamento de Bens Assuntos Culturais da Igreja - e da Conferência Episcopal Italiana - Escritório Nacional para Bens Culturais Eclesiásticos e Locais de Culto.

"Vivemos numa era de mudanças rápidas. Algumas histórias destacam como a conexão digital parece estar associada à desconexão dos jovens com a tradição cultural. Muitos descrevem os jovens como distantes ou desinteressados ​​na riqueza do passado. No entanto, existem tendências e iniciativas que demonstram crescente entusiasmo e capacidade de envolvimento de sua parte. A relação entre os jovens e o património cultural está em evolução, marcada por desafios, mas também cheia de promessas. A maneira pela qual a abordagem das novas gerações à herança eclesiástica é indicativa de tendências cultural e espiritual mais ampla. A conferência propõe investigar a metamorfose do imaginário e identificar as questões das novas gerações.

As redes sociais transformaram radicalmente o acesso à informação, democratizando-a e tornando-a onipresente. Isto também teve um impacto significativo na fruição do património cultural: museus, sítios arqueológicos e arquivos têm adotado plataformas digitais para tornar suas coleções acessíveis globalmente, oferecendo tours virtuais, catálogos online e aplicativos interativos. Para os jovens nativos digitais, essas tecnologias oferecem um ponto de acesso imediato e atraente para património cultural, facilitando a sua primeira exposição a estes conteúdos.

O congresso é dirigido a pessoas envolvidas no cuidado, conservação e valorização do patrimônio cultural, especialmente do patrimônio religioso; universidade, professores do ensino secundário e primário; sacerdotes, religiosos e religiosas e leigos envolvidos na pastoral juventude, turismo e lazer. Durante os dois dias da conferência - terça-feira, 11 de junho e quarta-feira, 12 de junho de 2024 - eles apresentarão tanto relatórios teóricos sobre o problema quanto algumas experiências e boas práticas de diversas partes do mundo. Além disso, cada uma das duas manhãs realizará uma mesa redonda sobre os temas discutidos.

A conferência está dividida em quatro seções, a primeira das quais é dedicada a dinâmica geral e as dificuldades da relação dos jovens com o sagrado no presente. As outras três, no entanto, se aprofundam mais especificamente no tema da patrimônio cultural religioso e sua transmissão - que é uma verdadeira arte - especialmente para as gerações jovens, para tentar, através dela, evangelizar os seus espaços existencial.

A conferência é composta pela seguinte comissão científica: S. Em. Cartão José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, Vaticano Monsenhor Fabrizio Capanni, Dicastério para a Cultura e a Educação, Vaticano Dr. Cristiano Grisogoni, Dicastério para a Cultura e a Educação, Vaticano Prof. Luigi Bartolomei, Departamento de Arquitetura, Universidade de Bolonha Prof. Ottavio Bucarelli, Departamento de Bens Culturais da Igreja, Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma Prof. Luca Diotallevi, Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Roma Tre Irmã Emanuela Edwards, Escritório de Atividades Educativas, Museus do Vaticano Don Luca Franceschini, Diretor do Escritório de Bens Culturais e Edifícios de Culto de a Conferência Episcopal Italiana, Roma Padre Michele Gianola, Subsecretário e Diretor da Pastoral do Lazer, Turismo e Esportes, Conferência Episcopal Italiana, Roma Don Umberto Bordoni, Diretor de “Arte Cristã” e Escola Beato Angelico, Milão Prof. Don Juan Rego Bárcena, Vice-Diretor Instituto de Liturgia, Pontifícia Universidade de a Santa Cruz, Roma".

Clique aqui e inscreva-se.