Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns: 25 anos de justiça à população vulnerável

Unidade da PUC-SP celebrou, em 7/8, história marcada por atuação multidisciplinar e comprometida com melhorias sociais

por Redação | 07/08/2024
Renata Nascimento / Acervo ACI

Uma história escrita a muitas mãos. Há 25 anos, o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, da Faculdade de Direito da PUC-SP, atua com o propósito de construir uma sociedade mais justa.

Em 7/8, a entidade celebrou sua história, com pessoas que fizeram e fazem parte da trajetória de todos esses anos. Durante o evento, no campus Monte Alegre, o trabalho jurídico multidisciplinar, realizado sempre com a participação de estudantes, professores e técnicos, foi exaltado pelos presentes. Clique aqui e assista à íntegra do evento.

A mesa de abertura contou com os coordenadores do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, profs. Flávia de Campos Pinheiro e André Gustavo de Almeida Geraldes; a Pró-Reitora de Cultura e Relações Comunitárias, Mônica de Melo; o professor e desembargador Christiano Jorge Santos, representando a Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo; o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Cível e Tutela Coletiva, Roberto Barbosa Alves, representando o Ministério Público de São Paulo; e a profa. e desembargadora Federal Consuelo Yoshida, representando o Tribunal Regional Federal da Terceira Região.

Além deles, participaram da comemoração representantes dos centros acadêmicos de Direito e Serviço Social, docentes que estiveram à frente do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns ao longo de sua história e diversos representantes da sociedade civil e de entidades parceiras.

Compromisso social

O Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns é uma Unidade de Prática da Faculdade de Direito da PUC-SP e permite aos alunos atuarem na prestação dos serviços de Assessoria Jurídica Popular gratuita. Ao longo de 25 anos, se tornou referência na luta comunitária e de cidadania, atuando para a emancipação social e reafirmando o compromisso social da PUC-SP.

Criado a partir de um amplo movimento pela institucionalização e pelo reconhecimento do trabalho de Assessoria Jurídica Popular, o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns tem como base a proteção, a garantia e a conscientização de Direitos. Tem ainda como propósito possibilitar experiência supervisionada de estágio a estudantes de Direito e outras áreas como Serviço Social, Psicologia, Sociologia, Educação e Comunicação.

Depoimentos

► Profa. Mônica de Melo
Pró-Reitora de Cultura e Relações Comunitárias

“O Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns é um espaço privilegiado para o encontro do ensino, da pesquisa e da extensão, ao promover uma prática jurídica que garante acesso à justiça às pessoas vulneráveis. Destaco também o caráter multidisciplinar do trabalho lá realizado, que não só reforça uma marca da PUC-SP como demonstra que o acesso à justiça se faz em parceria com outros saberes. Defender o acesso à justiça é defender o acesso a todos os demais direitos”.

► Prof. André Gustavo de Almeida Geraldes
Coordenador do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns

“Quero ressaltar três pontos: nosso principal foco são os alunos, sua orientação e formação por meio da prática jurídica; os serviços sócio jurídicos que prestamos à população vulnerável da cidade de São Paulo são gratuitos, multidisciplinares e de qualidade; e, muito importante de ressaltar, o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns é apartidário, mas não é neutro, porque desde que foi criado fez a opção pelos pobres, honrando o nome que tem, uma homenagem ao cardeal da esperança”.

► Profa. Flávia de Campos Pinheiro
Coordenadora do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns

A história do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns é escrita a muitas mãos e, se hoje estamos aqui para celebrar, é porque muitas pessoas se envolveram ao longo desta trajetória. Temos um propósito que nos faz seguir todos os dias e vibrar nas conquistas, mesmo diante das adversidades. Ele tem a ver com fazer algo pelo outro e assim participar da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária”.