Hospital Santa Lucinda receberá R$ 200 mil para melhorias em infraestrutura

A verba viabilizará reformas no andar térreo e no Centro Cirúrgico

por Redação / ACI PUC-SP | 07/05/2025

O Hospital Santa Lucinda (HSL), mantido pela Fundação São Paulo (Fundasp), será beneficiado com a substituição do piso do andar térreo e do Centro Cirúrgico, graças a um convênio assinado com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A iniciativa é fruto de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, apresentada pelo deputado estadual Carlos Cezar (PL).

O acordo entre a Fundasp e o governo estadual vai além das melhorias estruturais. Segundo o superintendente do HSL, Carlos Drisostes, trata-se de um avanço importante na qualificação do atendimento prestado, especialmente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sorocaba e região. Atualmente, cerca de 70% dos atendimentos médicos e assistenciais do hospital são destinados a usuários do SUS.

A captação da verba foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Captação de Recursos (GCR), coordenado pela professora-doutora Cibele Isaac Saad Rodrigues, que também responde pela Coordenação Acadêmica do HSL. Criado em 2017 por iniciativa de Carlos Drisostes, o grupo tem como objetivo mobilizar recursos públicos e privados para a modernização da unidade.

Desde 1º de setembro de 2022, o GCR passou a estar vinculado diretamente à Fundasp. Formado por funcionários voluntários, o grupo vem se destacando pela atuação técnica e estratégica junto a parlamentares, com o intuito de sensibilizá-los para as demandas da instituição.

“Após a conversão dos recursos financeiros em serviços assistenciais ou equipamentos, convidamos os parlamentares para conhecerem os resultados de suas iniciativas. Também oferecemos uma placa de reconhecimento, fixada em local de destaque na escadaria do hospital. O deputado Carlos Cezar tem sido um parceiro frequente, a quem agradecemos”, afirma Cibele.

Em 2024, a atuação do GCR viabilizou investimentos importantes no HSL, como a destinação de verba para a substituição do equipamento de hemodinâmica (ainda em trâmite burocrático) e a ampliação do Serviço de Cardiologia Clínica — área essencial para o atendimento de pacientes com infarto agudo do miocárdio. O hospital também adquiriu aparelhos de ultrassonografia, ventiladores respiratórios, berços para recém-nascidos, arcos cirúrgicos e monitores multiparâmetros.

Com a nova obra, o Hospital Santa Lucinda reafirma seu compromisso com a qualidade da assistência hospitalar, mantendo-se como referência no atendimento público na região.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.