MAM São Paulo exibe mostra inédita de videoarte na Cinemateca Brasileira

Programação celebra a doação de 75 vídeos da coleção dos profs. Miguel e Vera Chaia ao acervo do museu

por Redação / ACI PUC-SP | 08/07/2025

O Museu de Arte Moderna de São Paulo realiza, dia 16/7, uma sessão especial na Cinemateca Brasileira para apresentar ao público uma seleção de videoartes recém-incorporadas ao seu acervo. Com curadoria dos profs. Cauê Alves, curador-chefe do MAM, e Miguel Chaia, a mostra MAM na Cinemateca: corpo e cidade em movimento reúne 15 vídeos recém integrados ao acervo do museu, a partir de uma doação da coleção dos profs. Vera e Miguel Chaia (ambos de Ciências Sociais).

“Neste momento em que o museu está temporariamente fora de sua sede no Parque Ibirapuera, por conta da reforma da marquise, temos levado nosso acervo a outras instituições parceiras. Apresentar esse conjunto potente de vídeos na Cinemateca reforça não só uma conexão histórica, mas também o compromisso compartilhado com a preservação e difusão da memória audiovisual e da arte contemporânea”, afirma o prof. Cauê.

O prof. Miguel afirma que a coleção de vídeos começou em 1977. “Buscamos agrupar vídeos questionadores, mas que carregassem carga poética, síntese de linguagem e, melhor ainda, se tivessem referências da performance”, afirma o docente da PUC-SP.

“A decisão de doar a coleção ao MAM São Paulo deveu-se à importância que o museu teve na nossa formação artística – principalmente pelos seus Panoramas da Arte Brasileira que, junto com as Bienais de São Paulo, constituíram norteadores dos nossos gostos na arte. Outro importante motivo foi a proximidade e admiração, desde longa data, por pessoas da diretoria e curadores do museu”, ressalta o prof. Chaia.

Clique aqui e veja a programação.

Foto: Cinthia Marcelle, Cruzada (frame do vídeo). Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo. Still: Marina Paixão

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.