Obra de docentes da PUC-SP é finalista do Jabuti Acadêmico

Livro traz contribuição crítica ao debate sobre religião e extrema-direita no Brasil

por Cláudio Oliveira | 24/07/2025

A obra A salvação da pátria amada: religião e extrema-direita no Brasil, (Ed. Paulos), organizada pelos professores da PUC-SP João Décio Passos e Wagner Lopes Sanchez (ambos do PPG em Ciência da Religião), é uma das finalistas ao Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria Ciência da Religião e Teologia pela relevância acadêmica e social. 

A indicação da obra ressalta a importância da produção acadêmica na análise de fenômenos sociais contemporâneos e reforça o compromisso da PUC-SP com o pensamento crítico, a democracia e a liberdade de expressão. 

Resultado do trabalho coletivo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-SP, o livro reúne textos apresentados em ciclos de debates promovidos na Universidade, consolidando-se como uma referência crítica para entender o uso político da religião em contextos de crise democrática.

“A obra traz reflexões sobre diferentes aspectos da problemática que tem estado presente no período da história do Brasil. Os textos se propõem a problematizar as relações entre poder político e religião em governos autoritários que se apresentam como salvadores da pátria”, explica o professor Sanchez.

O leitor terá acesso a uma coletânea de contos que analisa, sob múltiplas perspectivas, a articulação entre discursos religiosos e projetos autoritários que marcaram o cenário político brasileiro nos últimos anos.

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.