Parceria FUNDASP, PUC-SP e Fundação Itaú qualifica educadores de todo o Brasil
Grupo de 30 profissionais deu início às aulas presenciais no mestrado profissional em Educação: Formação de Formadores

Espalhar conhecimento por todo o Brasil e apostar na diversidade de experiências pessoais e profissionais são dois dos principais destaques apontados pela turma de educadores que começou, dia 1º/9, o mestrado profissional em Educação: Formação de Formadores da PUC-SP (Formep).
Vindos de 27 municípios, de 13 diferentes estados do Brasil, os 30 educadores foram recebidos no campus Monte Alegre, depois de serem selecionados entre quase mil inscritos. A partir de agora, durante trinta meses, farão sua pós-graduação na PUC-SP, com bolsas financiadas pela Fundação Itaú. A cada semestre, os educadores ficarão por duas semanas tendo aulas presenciais, no campus Monte Alegre, e no restante do tempo seguirão um roteiro de estudos em seus respectivos lugares de origem, até se tornarem mestres pela PUC-SP.
A parceria entre a Fundação Itaú e a Universidade visa contribuir para o aprimoramento do quadro de profissionais das Secretarias de Educação Municipais e Estaduais de todo o país, no que se refere à formação continuada dos profissionais da educação.
A aula magna de abertura do semestre, dia 5/9, contou com a presença de representantes da PUC-SP e da Fundação Itaú. Veja, a seguir, alguns depoimentos sobre a iniciativa:
♦ Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú
“Optamos por investir em mestrado profissional porque acreditamos ser uma modalidade de pesquisa que traz impactos diretos à sociedade. Procuramos a PUC-SP desta vez porque conhecemos sua experiência na formação de educadores. Juntos conseguiremos ir mais longe na promoção da melhoria e equidade na educação do país”.
♦ Antonio Valverde, Pró-Reitor de Pós-Graduação da PUC-SP
“A parceria é de suma importância para o desenvolvimento do mestrado profissional em Educação: Formação de Formadores da PUC-SP e para a formação de professores de todos os cantos do Brasil. O desenvolvimento aqui adquirido não será isolado, pois será compartilhado com as redes de ensino”.
♦ Rita Esther Ferreira De Luna, da Secretaria de Educação Básica do MEC
“O trabalho que se inicia hoje é algo muito potente, de diversidade e interconexão de saberes. Muitos profissionais que atuam nas redes são experientes, mas não puderam passar por um processo institucionalizado de qualificação. Ao participar deste projeto, poderão contribuir ainda mais para qualificar também outros muitos profissionais da rede educacional”.
♦ Nelson Gimenes, coordenador do mestrado profissional em Educação: Formação de Formadores
“Trazer para a Universidade esta parceria é algo muito enriquecedor, porque mantivemos a qualidade e o regulamento do Formep, mas tivemos que pensar em novas metodologias e estratégias didáticas para acolher um grupo tão diverso e seleto como estes 30 educadores que hoje iniciam o mestrado. A capilaridade de um programa como esse pode resultar em melhorias para o Brasil como um todo”.
♦ Valter Souza Catarino, novo aluno do Formep, Mato Grosso
“Estou muito feliz, é uma oportunidade de ouro participar desse mestrado por seu formato e qualidade. Somos de muitas partes do Brasil e vemos o cuidado com a forma como a parceria foi organizada para se adequar às necessidades deste grupo tão heterogêneo, sempre prezando também pela qualidade. Nos sentimos acolhidos e poderemos fazer nossas tarefas de pesquisa com qualidade e tranquilidade”.
♦ Elenilda da Silva Santos, nova aluna do Formep, Piauí
“É uma oportunidade única participar deste curso. Estou aqui representando todos os professores da minha região que também tem vontade de fazer um mestrado, mas ainda não tiveram oportunidade. Já trabalho como professora formadora, sou coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, e poderei levar para o Piaui de volta uma boa representação e muitos conhecimentos”.















