Profa. Silvia Pimentel é escolhida "Personalidade Acadêmica 2024"

Homenagem foi realizada durante a "1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico"

por Redação | 08/08/2024

Reconhecida nacional e internacionalmente por sua pesquisa e sua luta na área de Direitos Humanos, a profa. Sílvia Pimentel (Fac. de Direito) foi escolhida Personalidade Acadêmica 2024.

A homenagem se deu durante a 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em 6/8, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

A docente é advogada e ativista pela igualdade de gênero e no combate à discriminação. Além de autora de inúmeras pesquisas e diversos livros, Silvia Pimentel participou do Consórcio de ONGs que formulou a Lei Maria da Penha, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2005 e é cofundadora de várias instituições defensoras dos direitos das mulheres.

Na mesma cerimônia, o prof. Ítalo Santiago Vega (FCET PUC-SP) venceu a categoria “Ciência da Computação”, com o livro Linguagens Formais: Teoria e Conceitos. Ele é autor da obra, em parceria com Marcus Vinícius Midena Ramos e João José Neto (clique aqui para saber mais).

Já o livro Exu-Mulher e o matriarcado nagô, fruto da tese do Doutorado de Claudia Alexandre, foi o vencedor na categoria Ciência da Religião e Teologia (clique aqui para saber mais).

Homenagens à profa. Silvia Pimentel

A seguir, assista ao vídeo que conta a trajetória da dodente e também ao vídeo com seu discurso durante a premiação.