Professores e alunos participam do Maior Congresso de Computação da América Latina e a Escola de Inverno

Texto escrito pela professora Lucy Mari Tabuti (Ciência da Computação)

por Redação | 06/08/2024

Um grupo composto pelos docentes Lucy Mari Tabuti, Lisbete Madsen Barbosa, Sandra Muniz Bozolan e Eduardo Savino Gomes e nove estudantes da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP participou do 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em Brasília no último mês de julho. Com o tema Deserto Digital: O Mundo Desconectado e Não Visto, o evento reuniu mais de 2 mil participantes entre estudantes, docentes e profissionais de Computação e Tecnologia da Informação.

O CSBC é reconhecido como o maior evento de computação da América Latina e é um ponto de encontro fundamental para a comunidade de computação brasileira, proporcionando um ambiente de discussão e apresentação dos últimos avanços educacionais, científicos e tecnológicos.

Os estudantes da FCET-PUCSP também tiveram a oportunidade de participarem da V Escola de Inverno da Maratona SBC de Programação, um evento satélite da CSBC. O objetivo da escola é oferecer treinamento intensivo para estudantes interessados em melhorar seus conhecimentos e atuação no mercado de trabalho. Segundo a professora Lucy Mari, coordenadora da Maratona PUC de Programação e diretora de Patrocínios da Maratona SBC de Programação, “a participação nestes eventos aumenta a capacidade competitiva dos estudantes no mercado de trabalho, por desenvolverem tanto soft skills como hard e tech skills desejados pelas grandes empresas de tecnologia”.

A participação no CSBC e na Escola de Inverno da Maratona de Programação é de extrema importância para a PUC-SP. Além de promover a troca de conhecimento e experiências, esses eventos proporcionam aos estudantes e docentes a oportunidade de se atualizarem sobre as tendências e inovações na área de computação. Além de enriquecer o aprendizado acadêmico, fortalece a posição da PUC-SP como uma instituição de referência no ensino e pesquisa em computação no Brasil.

Para Kauã Cordeiro Cavalheiro, estudante do curso de Ciência da Computação da PUC-SP, participar do evento foi “uma experiência extremamente enriquecedora. A competição desafiou os participantes com problemas complexos, ajudando-me a desenvolver tanto soft skills, como comunicação e trabalho em equipe, quanto hard skills em programação e resolução de problemas. O evento proporcionou valiosas oportunidades de networking com estudantes de todo o Brasil. Conheci pessoas incríveis, troquei experiências e estabeleci conexões importantes para meu crescimento profissional e pessoal”.

Por meio dessa imersão em um ambiente altamente estimulante e colaborativo, a PUC-SP reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios tecnológicos do futuro. A participação em eventos como o CSBC é fundamental para manter a universidade conectada com a vanguarda da ciência e tecnologia, garantindo que seus estudantes e docentes estejam sempre à frente em suas áreas de atuação.

Texto escrito pela professora Lucy Mari Tabuti