PUC-SP homenageia Ministro do TST com o Colar de Mérito Acadêmico em cerimônia solene

Reconhecimento reafirma os laços da universidade com tribunais e a produção intelectual jurídica no Brasil

por Cláudio Oliveira | 15/09/2025

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Caputo Bastos, foi condecorado com o Colar de Mérito Acadêmico da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na última sexta-feira (29/8), em solenidade no auditório Paulo Freire, anexo ao Teatro Tuca. A trajetória do ministro foi celebrada por uma plateia repleta de conceituados representantes da academia. 

Natural de Juiz de Fora (MG), Bastos iniciou a carreira no serviço público como servidor concursado do Tribunal Federal de Recursos, em 1976, e ingressou na magistratura trabalhista como Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF) em 1989. Foi promovido a Juiz Presidente da 2ª Junta de Conciliação e Julgamento de Dourados (MS). Foi presidente e fundador da Academia Nacional de Direito Desportivo – ANDD e homenageado com a Ordem do Mérito Desportivo concedida pela Presidência da República pelo destacado trabalho no âmbito do direito desportivo.

A indicação do ministro Guilherme Caputo Bastos para receber o Colar de Mérito Acadêmico partiu do professor Paulo Feuz, Pró-Reitor de Educação Continuada da PUC-SP, cuja atuação tem sido decisiva na consolidação da Universidade como um polo de excelência no campo do Direito Desportivo. “A PUC-SP reconhece no ministro Bastos não apenas uma carreira exemplar na magistratura trabalhista, mas também um verdadeiro legado no fortalecimento do Direito Desportivo no Brasil. Sua atuação inspira as novas gerações e reafirma o papel da universidade como espaço de valorização do mérito e da transformação social por meio do conhecimento”, afirmou Feuz. 

O reitor da PUC-SP realizou a abertura do evento, destacando a relevância do Ministro na recente história do Direito Trabalhista no Brasil. “A entrega deste Colar de Mérito Acadêmico não é apenas uma homenagem a uma carreira notável, mas também um reconhecimento da importância da magistratura comprometida com os direitos sociais e com os valores que sustentam o Estado Democrático de Direito”, declarou Vidal Serrano Jr.

Emocionado, Bastos agradeceu à Universidade pela distinção e ressaltou o papel da academia na consolidação da Justiça do Trabalho. “Receber essa honraria de uma instituição com a história e o prestígio da PUC-SP é uma honra que me enche de responsabilidade. A universidade é espaço de reflexão e construção de caminhos. E é dessa base que o Direito do Trabalho deve seguir evoluindo: com humanidade, técnica e sensibilidade social”, declarou o ministro.

Com o Colar de Mérito Acadêmico, o ministro Guilherme Bastos passa a integrar o seleto rol de nomes homenageados pela PUC-SP, com o intuito de valorizar o legado de profissionais e acadêmicos cuja atuação transforma positivamente a sociedade brasileira.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.