História da Psicanálise, autoritarismo e autoridade
O evento História da Psicanálise, autoritarismo e autoridade é destinado ao corpo discente do curso de Psicologia, especialmente aos estudantes do quinto ano, e tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre aspectos da historiografia da psicanálise no Brasil, além de debater o autoritarismo institucional e suas dimensões subjetivas.
Com a participação dos psicanalistas e professores da USP, Rafael Alves Lima e Marcelo Checchia, renomados pesquisadores na área, o encontro abordará os impasses institucionais da psicanálise brasileira e suas repercussões na clínica e na formação acadêmica.
Rafael Alves Lima, professor colaborador do Instituto de Psicologia da USP, é mestre e doutor em Psicologia Clínica, com ampla experiência em história e filosofia da psicologia e da psicanálise. Marcelo Checchia é psicanalista, doutor em Psicologia Clínica pela USP, autor de obras importantes sobre política e clínica psicanalítica, e referência na análise das interfaces entre psicanálise e autoritarismo.
Esta é uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre a trajetória da psicanálise no Brasil e seus desafios institucionais, complementando a formação dos discentes com discussões fundamentais para sua prática profissional e teórica.
Participe e contribua para o debate!
Promoção:
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – Departamento de Teorias e Práticas Clínicas e Departamento de Psicologia Social