A solidariedade foi o grande destaque da Gincana Cultural realizada pelos estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. Além de promover a integração e a criatividade entre os alunos, a atividade resultou em expressivas arrecadações destinadas a diversas instituições sociais e de saúde.
Tradição de engajamento social
“A Gincana Cultural é um braço do ShowMed, criado em 1956, e, desde então, uma tradição na faculdade”, explica Valenttina Helito, diretora-geral do ShowMed e aluna do sexto ano do curso de Medicina. Todo mês de setembro, as repúblicas estudantis competem em diferentes modalidades, entre elas o “Traga”, que mobiliza docentes e alunos de todos os anos na arrecadação de doações destinadas a instituições de caridade. Em 2025, 18 repúblicas participaram da disputa.
Quilombo Cafundó e Hospital Santa Lucinda foram contemplados
Uma das instituições beneficiadas foi o Quilombo Cafundó, comunidade localizada em Sorocaba que preserva tradições culturais afro-brasileiras. Foram entregues ao local 3.125 peças de roupas, 255 brinquedos, 22 kits de pintura, 11 quilos de arroz e 11 quilos de feijão.
Parte dos materiais também foi destinada à sala de espera da Pediatria do Hospital Santa Lucinda, oferecendo mais acolhimento às crianças atendidas.
Apoio à infância e à educação
A Casa Lar São José, que acolhe crianças afastadas do convívio familiar, recebeu 11 kits de higiene. Já o Projeto Pontes (iniciativa mantida por alunos da FCMS para facilitar o acesso de estudantes da rede pública ao ensino superior) foi contemplado com 11 kits específicos, fortalecendo o compromisso da gincana com diferentes frentes sociais.
Contribuição significativa para a saúde
Outro destaque da mobilização foi a área da saúde. Os estudantes arrecadaram 101 bolsas de sangue, doadas à Colsan (entidade que atua no fornecimento de sangue e hemocomponentes para hospitais), e impressionantes 10.102 caixas de medicamentos, que foram entregues à Farmácia Comunitária Vital Brazil (projeto conjunto entre o Centro Acadêmico Vital Brazil e a Uniso, voltado a fornecer remédios de graça para a população carente).
Formação cidadã e compromisso com a sociedade
“É emocionante ver como nossos alunos, mais uma vez, se dedicaram com tanta generosidade e disposição para ajudar quem mais precisa. Cada item arrecadado representa mais que seu valor material: materializa o gesto humano de cuidado e solidariedade. A arrecadação robusta nos enche de orgulho e fortalece a certeza de que estão se tornando médicos sensíveis, conscientes e profundamente comprometidos com o papel transformador que terão na sociedade”, afirmou o diretor da FCMS, professor-doutor Godofredo Campos Borges.
A Gincana Cultural alinha-se ao compromisso comunitário e social da PUC-SP, uma vez que, novamente, os futuros médicos demonstraram-se engajados nesses propósitos.
(Foto: da esquerda para a direita, na fileira de cima: Giovana Angrizani, Luis Armando, Vitória Annes, Livia Akkari, Carolina Sousa e Natalia Botelho. Na fileira de baixo: Rafael Sorbo, Eduardo Rossi, Diana Ferauche, Valenttina Helito e Lauren Barros)