Destaques do semestre na PUC-SP: Avaliação da Docência e ENADE

A prática da avaliação institucional, quando viva, transforma-se em gesto de cuidado com a educação. Mas, quando esvaziada de sentido, torna-se apenas mais uma formalidade entre tantas.

por Redação | 01/10/2025

Neste segundo semestre de 2025 teremos dois momentos importantes no processo de avaliação, com impacto considerável, tanto na validação da qualidade de ensino na PUC-SP e no prestígio de seus cursos, quanto no fortalecimento da instituição no sistema de ensino superior do país. 

Autoavaliação Institucional 

O primeiro desses eventos consiste no renovado ciclo de avaliação da docência, pelos professores e pelos estudante, considerando as suas disciplinas cursadas no semestre, que compreende distintos instrumentos e atinge, durante o período da coleta e aferição de resultados, o conjunto da organização. A autoavaliação institucional é um processo sistemático e contínuo realizado pelas universidades brasileiras com o objetivo de analisar seu desempenho acadêmico e administrativo. Esse processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº 10.861/2004 e pelo Ato do Reitor da PUC-SP N° 75/2024. As informações obtidas são utilizadas por cada instituição de ensino superior em particular e compõem em seu conjunto o sistema nacional de avaliação da educação superior, garantindo que as universidades atendam aos critérios de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). 

A partir de outubro/25 a PUC-SP disponibilizará, no seu Portal Acadêmico, o questionário de Avaliação da Docência. Trata-se de um importante instrumento do ciclo de avaliação institucional, pois permite captar a percepção de estudantes e professores acerca do conteúdo pedagógico e da infraestrutura propiciada nos diversos cursos oferecidos pela PUC-SP. Todos estão convocados a participar dessa aferição, cientes de que o envolvimento crítico dos diversos segmentos de nossa comunidade acadêmica 1 Professor da Faculdade de Direito da PUC-SP e Coordenados da Comissão Própria de Avaliação – CPA - PUC-SP. 2 Professor da FEA – PUC-SP – Faculdade de Economia e Administração e Representante Docente na Comissão Própria de Avaliação – CPA – PUC-SP. 2 constitui momento fundamental para o aprimoramento da qualidade de ensino na Universidade. 

ENADE - Exame Nacional do Desempenho Escolar 

O segundo momento decisivo, seja para o alunado, seja para a instituição, consiste na aplicação de um novo ciclo de Exame Nacional do Desempenho Escolar (ENADE), a se verificar no próximo mês de novembro. 

O atual mundo competitivo exige a capacitação profissional como critério básico para uma boa colocação no mercado de trabalho. Por sua vez, o resultado da formação acadêmica depende da excelência do curso e do desempenho dos estudantes. Para estes, o ENADE permite avaliar seu próprio aprendizado e a qualidade do curso em que estão matriculados.

Ademais, a participação no ENADE é obrigatória para a obtenção do diploma de graduação, sendo um requisito legal para a colação de grau. 

Ao longo do último mês de agosto foram realizadas, pela CPA, reuniões de sensibilização sobre o ENADE com coordenações de cursos e representantes discentes. Foi um processo muito rico, que revelou o compromisso dos envolvidos, não apenas com cada faculdade em particular, mas com o conjunto da PUC-SP e de seus valores. Todos se comprometeram em multiplicar os esforços no sentido de melhorar as notas dos alunos no ENADE, certos de que um ótimo resultado será de benefício geral. 

Os formandos de treze cursos deverão prestar o ENADE este ano. São eles: 

✓ ENAMED - Medicina 
✓ Licenciaturas – História, Pedagogia e Letras (Português e Inglês) 
✓ Bacharelados – Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, e Relações Internacionais. 

Informações completas sobre datas e horário dos exames podem ser obtidas no site da PUC-SP - https://www.pucsp.br/enade. 

Vale ressaltar, uma boa pontuação no ENADE é fundamental para os estudantes da PUC-SP, pois valoriza seu diploma, fortalece o prestígio profissional e otimiza as oportunidades futuras no mercado, como também pode ser um critério de seleção para programas como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e o PROUNI (Programa Universidade para Todos), que oferecem apoio financeiro para estudantes. Enfim, um bom desempenho dos estudantes no ENADE reflete positivamente também na nota que o MEC-INEP atribuirão à PUC-SP.

Prof. Lafayette Pozzoli (Direito)
Prof. Ricardo Carlos Gaspar (Economia)

Para saber mais sobre a Avaliação da Docência e ENADE, clique aqui.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.