Professora participa do "Festival Internacional de Linguagem Eletrônica"
Jane de Almeida é docente do curso de Comunicação e Multimeios e integra maior evento de arte eletrônica na América Latina
A profa. Jane de Almeida (Comunicação e Multimeios) participa da curadoria de uma das atividades do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica 2024, maior evento de arte eletrônica na América Latina.
O FILE acontecerá na capital paulista, de 2/7 a 25/8 (Centro Cultural FIESP). Projeto brasileiro de renome internacional, o Festival explora a interseção entre arte e tecnologia e, este ano, se debruça sobre o desenvolvimento acelerado da computação quântica e a inteligência artificial.
"O nosso grupo LIC (Laboratório de Imagem Científica) tem realizado pesquisas sobre a Cultura Quântica desenvolvendo uma publicação online, com podcasts de entrevistas com cientistas do Brasil e do exterior sobre as expectativas culturais e artísticas da revolução quântica. Ela será lançada em 2025, que é o ano Ano Internacional da Ciência e Tecnologias Quânticas, proclamado pela ONU. Surgiu, então, a oportunidade de fazer este trabalho no FILE, que é um parceiro de muitos anos", afirma a docente da PUC-SP.
Cultura Quântica
Ao lado de Cicero Inacio da Silva e Thoroh de Souza, a profa. Jane de Almeida é responsável pela curadoria da atividade Cultura Quântica. "Quem conheceu a revolução digital pode imaginar as mudanças que a tecnologia quântica poderá trazer para a cultura: novas formas de comunicação, medicamentos, criptografias, ou seja, novas descobertas.", afirmam os curadores.
Interessados em participar do workshop Explorando a computação quântica: o que é isso e como isso funciona, que acontece dia 3/7, podem fazer pré-inscrição neste link. A oficina será das 9h às 12h, no Foyer do Centro Cultural Fiesp e a quantidade de vagas é limitada. Clique aqui para participar.