Tese de pesquisadora da PUC-SP é tema de samba enredo de carnaval
Pérola Negra se inspirou na pesquisa de Cláudia Alexandre, fruto de seu trabalho no Pós em Ciências da Religião
Das salas de aula do campus Monte Alegre para a alegria do Sambódromo, a tese de doutorado da pesquisadora Cláudia Alexandre virou tema do samba-enredo da Pérola Negra para o Carnaval 2025.
O enredo Exu-Mulher e o Matriarcado Nagô é inspirado em um livro homônimo da autora. A obra, por sua vez, é fruto da pós-graduação realizada na PUC-SP sob a orientação do prof. Ênio José da Costa Brito (clique aqui para acessar a obra no site da Biblioteca).
Em 2024, a obra já havia obtido destaque, ao ser vencedora do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Ciência da Religião e Teologia. Clique aqui para ler notícia completa no J.PUC.
Na ocasião, Claudia afirmou que o tema era inédito para o estudos afro-brasileiros e propunha um novo olhar para as consequências da invasão colonial patriarcal na região yorubá, no Continente África”.
A dissertação de mestrado da pesquisadora também foi feita no Pós em Ciência da Religião da PUC-SP e rendeu o livro Orixás no Terreiro Sagrado do Samba (Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai).
PUC-SP na Mídia
Diversos veiculos de imprensa destacaram o fato da tese de Doutorado, realizada na Universidade, ter se tornado samba-enredo da Pérola Negra. Entre eles, o portal Terra. Clique aqui para ler.