Três estudantes da PUC-SP são contempladas com o Prêmio Crea-SP de Formação Profissional

A cerimônia de premiação aconteceu em 23 de junho no Memorial da América Latina, em São Paulo

por Cláudio Oliveira | 30/06/2025

Três alunas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram reconhecidas com o Prêmio Crea-SP de Formação Profissional, uma das principais distinções concedidas pelo  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP). A premiação destaca estudantes de cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências que se destacaram em sua trajetória acadêmica e que apresentam alto potencial de contribuição para o desenvolvimento tecnológico e sustentável do país.

As premiadas deste ano pela PUC-SP foram: Fotuomata Walet Saddo (Engenharia Biomédica), Raquel Sarabando Bezerra (Engenharia Civil) e Maisa Marques Cunha (Engenharia de Produção). A seleção considera critérios como desempenho acadêmico, participação em projetos de pesquisa e extensão, estágio profissional e envolvimento em atividades que promovam a inovação e a ética na atuação profissional.

Criado com o objetivo de valorizar os futuros profissionais da área tecnológica, o Prêmio tem como missão incentivar a excelência na formação acadêmica e promover o reconhecimento de talentos que já demonstram, mesmo antes da colação de grau, compromisso com os princípios técnicos e éticos que regem as engenharias.
Para o diretor adjunto da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da PUC-SP, professor Daniel Gatti, a conquista das alunas é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. “ Os cursos de Engenharia da PUC-SP — Biomédica, Civil, Produção e Sistemas Ciber Físicos — seguem se destacando pela formação técnica sólida, compromisso social e foco em inovação. Com uma proposta moderna e integrada, a universidade prepara profissionais para os desafios atuais da indústria, da infraestrutura e da tecnologia”, afirma o professor. 
“Como reconhecimento desse trabalho, há mais de 12 anos a FCET realiza a premiação dos melhores alunos concluintes de todos os cursos da nossa faculdade, valorizando o desempenho acadêmico e a dedicação dos estudantes. A iniciativa reforça o compromisso da PUC-SP com a excelência na formação de engenheiros que transformam realidades com ética, inovação e responsabilidade” conclui o docente.

A entrega do prêmio ocorreu no dia 23 de junho de 2025 em cerimônia oficial promovida pelo Crea-SP, no Memorial da América Latina e contou com a presença de estudantes, representantes das instituições de ensino, familiares e autoridades do setor.


As premiadas

"Receber o Prêmio Crea-SP como melhor aluna foi uma honra imensa e profundamente simbólica para mim. Como mulher, negra e malinesa vivendo no Brasil, essa conquista carrega um peso que vai além da minha trajetória acadêmica: ela representa resistência, superação e a possibilidade real de ocupar espaços que, historicamente, nos foram negados.
A PUC-SP teve um papel importante nesse processo. Foi nesse espaço que encontrei acolhimento, oportunidades e professores que acreditaram em mim. Mais do que uma formação técnica, recebi uma base humana e crítica que me preparou para atuar com sensibilidade, ética e compromisso social".
Fatoumata Walet Saddo - Engenheira Biomédica


"Fiquei imensamente honrada em receber o prêmio, especialmente por ter ocorrido no Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, o que tornou a conquista ainda mais simbólica e inspiradora. Esse reconhecimento reflete meu esforço e dedicação ao longo da graduação, somados à excelência acadêmica da PUC-SP e ao papel essencial dos professores, cuja orientação técnica foi decisiva para minha formação. Atualmente, atuo na maior construtora de casas do país — uma conquista que reforça o valor do conhecimento adquirido na universidade. Receber esse prêmio não apenas valida minha trajetória, como também me motiva a continuar buscando excelência".
Raquel Sarabando Bezerra - Engenheira Civil

 


"Esse prêmio dá sentido à dedicação, aos desafios superados e ao compromisso que tive durante toda a graduação, além disso, ter meu esforço reconhecido por uma entidade tão relevante quanto o Crea-SP, traz motivação para seguir contribuindo com responsabilidade, ética e inovação, para o avanço da engenharia. 
A PUC-SP teve um papel fundamental nesse processo, já que foi dentro de suas salas de aula, laboratórios e projetos que tive a possibilidade de aprender e desenvolver não só conhecimento técnico, mas também senso crítico, responsabilidade social e empatia dentro do universo da engenharia”. 
Maisa Marques Cunha - Engenheira de Produção

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.