
O mercado de trabalho médico vem se transformando e, cada vez mais, ultrapassa os limites tradicionais dos consultórios e hospitais. Um dos expoentes dessa nova geração é o médico Felipe Jordan, egresso da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que participou de uma live promovida pela instituição em 10/9.
Atualmente, Jordan atua como médico consultor do InovaHC — núcleo de inovação do Hospital das Clínicas da USP — e é diretor médico de negócios do Instituto de Radiologia (InRad/HC-FMUSP). Ele compartilhou, durante a transmissão, muitas das experiências que exemplificam o papel crescente da tecnologia e da inovação no setor de saúde.
O evento contou também com a participação do professor-doutor Jorge Henna, coordenador do curso de Medicina da PUC-SP. Durante uma hora de conversa, os dois debateram os novos rumos da profissão, os desafios do mercado e as transformações vividas na formação médica.
Jordan recordou sua passagem pela graduação, concluída em meio ao auge da Covid-19, quando já acumulava as responsabilidades do início da carreira médica. Destacou, ainda, a importância do método de ensino baseado em problemas (PBL) adotado pela PUC-SP, ressaltando o quanto essa abordagem colaborou para que pudesse, em meio à tensão da pandemia, trabalhar na linha de frente, com rápida adaptação e crescimento profissional.
Além de compartilhar dicas valiosas para quem tem o objetivo de ingressar na medicina, o médico respondeu às perguntas enviadas pelos internautas, falou sobre inovação, tecnologias emergentes e abordou temas como a preparação para o vestibular — reconhecido como um dos mais concorridos do país.
A gravação da live pode ser acessada no YouTube.