Primeira Exortação Apostólica de Leão XIV denuncia estruturas econômicas desiguais e exalta valores norteadores da PUC-SP

Documento iniciado pelo Papa Francisco convoca a sociedade a se posicionar publicamente diante da persistência da exclusão social

por Redação / ACI PUC-SP | 10/10/2025

O Papa Leão XIV publicou, nesta quinta-feira (9/10), a primeira Exortação Apostólica de seu papado, o que corresponde a um documento oficial da Igreja contendo um ensinamento sobre determinado assunto. Intitulada Dilexi Te (Eu Te Amei, em português), a publicação denuncia as estruturas econômicas desiguais e convoca a sociedade a se posicionar publicamente diante da persistência da exclusão social.

O texto declara que a compaixão divina se manifesta historicamente por meio de ações concretas junto aos pobres, apresentando-a como expressão do compromisso ético com a justiça social e a dignidade humana, valores norteadores da missão educadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Conforme estabelece o artigo 4º de seu Estatuto, a Universidade “tem como finalidade a formação integral do ser humano à luz dos valores e princípios da Igreja Católica, valorizando o pluralismo e contribuindo para o bem comum”.

Iniciada por seu antecessor, Papa Francisco, nos últimos meses de sua vida, Dilexi Te foi assumida como herança pelo Papa Leão XIV. Com 121 parágrafos, o documento reafirma a “opção preferencial pelos pobres” como princípio orientador da missão eclesial e incorpora trechos de exortações e cartas encíclicas anteriores, em um modelo semelhante ao adotado na Lumen Fidei (Luz e Fé, em português), quando o papa argentino concluiu o trabalho iniciado por Bento XVI.

Expectativa pela Dilexi Te e sua relação com a PUC-SP

Para o reitor da PUC-SP, professor e doutor Vidal Serrano Nunes Júnior, havia grande expectativa pela publicação da primeira Exortação Apostólica do 267º papa, eleito em maio deste ano. “O documento renova o compromisso da Igreja. É uma manifestação de suma importância para este início de papado, que, mais uma vez, demonstra comprometimento com os menos favorecidos e em defesa dos vulneráveis”.

Segundo o padre José Ulisses Leva, doutor em Teologia e professor de Créditos Teológicos da PUC-SP, o documento dá continuidade à doutrina social da Igreja iniciada por Leão XIII, com a Carta Encíclica Rerum Novarum (1891).

“O Papa Leão XIV assegura, por meio da Exortação Apostólica Dilexi Te, a atualização do ensinamento social da Igreja diante dos desafios contemporâneos, garantindo atenção especial aos mais pobres (Mt 26, 8-9.11). Esperamos que, em uma Universidade prestes a completar 80 anos de existência, em 2026, haja diálogo entre o magistério do Papa e a comunidade acadêmica, em prol de uma sociedade mais solidária e fraterna”, afirma.

Clique aqui para ler a Exortação Apostólica na íntegra.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.