PUC-SP, Unicamp e Unifesp apresentam "A Câmera Curiosa: Cinema e Ciência"
Evento será realizado na Cinemateca Brasileira e reúne obras pioneiras que exploram a relação entre cinema e ciência
A Cinemateca Brasileira, em parceria com o Laboratório de Imagem Científica (LIC) – grupo de pesquisa que envolve Unicamp, PUC-SP e Unifesp – apresenta nos dias 2, 3 e 4/5 a mostra A Câmera Curiosa: Cinema e Ciência. O evento busca evidenciar como o cinema não é apenas um veículo de divulgação científica, mas também um instrumento de produção de conhecimento.
A mostra tem como destaques duas obras marcantes: o documentário Criaturas da Mente (2024), de Marcelo Gomes, que explora as fronteiras da neurociência através do trabalho do cientista Sidarta Ribeiro, com presença do diretor para uma conversa com o público; e a raridade Corpos Celestiais (Wunder der Schöpfung, 1925), fascinante filme alemão dirigido por Hanns Walter Kornblum, que apresenta uma abordagem visual pioneira da teoria da relatividade de Einstein, tendo alcançado enorme audiência na Alemanha de sua época.
A exibição de Corpos Celestiais será seguida por um debate com os físicos Roberto Serra (UFABC) e Daniel Vanzella (USP-São Carlos), que comentarão sobre a relevância histórica e científica da obra que, com seus efeitos especiais revolucionários para o período, contou com 15 especialistas em efeitos especiais e nove cinegrafistas, antecipando elementos visuais que influenciariam o cinema de ficção científica posterior.
A interseção entre ciência médica e cinema recebe destaque especial no último dia da mostra, revelando uma história pouco conhecida que remonta ao início do século 20. Desde os registros pioneiros do Dr. Eugène-Louis Doyen, que utilizava a câmera como instrumento pedagógico nas primeiras décadas do cinema, até os impressionantes documentários brasileiros de Benedito Junqueira Duarte, que registrou o primeiro transplante cardíaco da América Latina em 1968.
Estes filmes não apenas documentaram procedimentos inovadores, mas também serviram como ferramentas de treinamento e divulgação, estabelecendo uma linguagem visual própria que influenciou tanto a prática médica quanto o desenvolvimento da linguagem cinematográfica.
Curadoria de alunos de Comunicação e Multimeios
Em celebração ao "Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica", declarado pela Organização das Nações Unidas para 2025, a mostra apresentará uma seleção especial de curtas-metragens do Quantum Shorts, organizado pelo Centro para Tecnologias Quânticas da Universidade Nacional de Singapura.
A programação conta também com a exibição de filmes do FeFiCi com curadoria dos alunos do curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP, que além de selecionarem as obras para a Mostra, participaram da produção audiovisual do evento.
Participe
A Câmera Curiosa: Cinema e Ciência
Data: 2, 3 e 4 de maio de 2025
Local: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207 (Vila Clementino)
Entrada: Gratuita (sujeito à lotação dos espaços)
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos, exceto as sessões de medicina (16 anos)
Link: https://www.iar.unicamp.br/lic/festival-de-filmes-cientificos-fefici/
Link da Cinemateca : https://cinemateca.org.br/
Realização: Cinemateca Brasileira, LIC (Laboratório de Imagem Científica), FeFiCi, Universidade Nacional de Singapura, Unicamp, PUC-SP, Unifesp
Apoio: CAPES PROAP - Doutorado em Ciências Sociais Unicamp
Informações: (11) 3512-6111
Programação sujeita a alterações. Consulte o site oficial para informações atualizadas.
● Em novembro de 2025, o FeFiCi retornará com sua sexta edição na Cinemateca do MAM no Rio de Janeiro, ampliando seu impacto e reafirmando seu compromisso com a disseminação do conhecimento científico através do cinema.