Estudantes e docentes da PUC-SP participam do 45º Congresso da SBC

O evento acontece entre 20 e 24/7 em Maceió - AL

por Cláudio Oliveira | 24/07/2025

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) marcou presença no 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), um dos eventos mais importantes da área na América Latina. O encontro reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas instituições para debater os rumos da ciência da computação no Brasil, além de promover competições e atividades formativas.

Docentes e estudantes da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da PUC-SP dedicam-se ativamente às atividades do evento, obtendo destaque na Escola de Inverno da Maratona de Programação (EIMP), que visa aprimorar o desempenho das equipes que participarão da próxima edição. 

O professor Daniel Gatti, diretor adjunto da FCET, que está acompanhando os estudantes durante tudo o evento, ressalta. “O Congresso da SBC é a oportunidade de discutir ativamente sobre os caminhos que a Internet, Inteligência Artificial, Algoritmos e Modelos Computacionais vão seguir para os próximos anos na sociedade brasileira. Nesta edição, foram lançados os desafios da computação e da educação em Computação para os próximos 10 anos", afirmou.

Para a prof. Lucy Mari Tabuti (Ciência da Computação) além de participarem de um evento que é reconhecido como o maior da área de computação da América Latina, os estudantes têm a oportunidade, além da aprendizagem, de trocarem experiências e contato com diferentes realidades da computação no Brasil. “O treinamento da Escola de Inverno e a CSBC, permite que o estudante desenvolva competências e habilidades que somam ao conhecimento acadêmico proporcionado pela PUC-SP. São soft skills que transformam o estudante em um profissional completo e pronto para o mercado de trabalho”, declarou.

Já João Pedro Pedott Rocha, aluno do curso de Ciência da Computação, que está participando do Congresso, declarou que o mais importante nestes dias de evento foi ter a oportunidade de estar próximo das grandes mentes da computação e suas ideias para solucionar problemas. “Espero principalmente adquirir novos conhecimentos e inspiração para buscar ainda mais, já que no fim ‘só sei que nada sei’. A PUC-SP foi muito importante ao me dar a oportunidade de estar no CSBC, além disso, ela me motiva a buscar sempre mais e talvez algum dia apresentar um artigo próprio no Congresso”.

A também estudante do curso de Ciência da Computação, Sofia Miyuki Moriya de Farias, declara que participar do Congresso da SBC e da Escola de Inverno é uma oportunidade única de crescimento acadêmico, profissional e pessoal. “Mais do que acompanhar as novidades tecnológicas, espero conhecer pessoas que compartilham da mesma paixão pela área, trocar ideias, vivências e ampliar meus horizontes. A PUC-SP tem um papel fundamental nessa experiência, não apenas por tudo o que já venho construindo academicamente dentro da instituição, mas também por ter patrocinado minha participação no congresso”.

A presença da PUC-SP no CSBC-2025 reafirma o compromisso da Universidade com a pesquisa, a inovação e a formação de excelência em computação, promovendo uma educação que ultrapassa os limites da sala de aula e dialoga com os principais desafios da área no país.

Os docentes participaram da organização de duas publicações sobre os desafios da computação para os próximos 10 anos, seguem os links referentes as obras.

Grandes desafios da Computação no Brasil

Grandes desafios da Computação em Educação

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.